Aula sobre Analise Combinatoria Combinacao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A análise combinatória é uma área da matemática que estuda a contagem de possibilidades em situações que envolvem combinações e permutações. Ela é muito importante em diversas áreas do conhecimento, como na probabilidade, na estatística, na computação, entre outras. O objetivo aqui é trabalhar especificamente com o tema "combinação", que é uma técnica utilizada para calcular o número de agrupamentos possíveis de elementos de um conjunto, sem levar em conta a ordem em que eles são escolhidos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "combinação" e explique como ele é importante em diversas áreas do conhecimento. Pergunte aos alunos o que sabem sobre o tema e aproveite este momento para avaliar o nível de conhecimento deles sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre análise combinatória, mais especificamente “combinação”. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:

    Estação 1 - Teoria

    Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo explicativo sobre o tema "combinação". O vídeo irá apresentar a definição de combinação, como calcular o número de combinações possíveis e exemplos práticos de aplicação. Peça aos alunos que registrem os pontos-chave do conteúdo apresentado no vídeo.

    Estação 2 - Exercícios

    Nesta estação, os alunos irão resolver exercícios sobre o tema "combinação". Os exercícios irão variar em nível de dificuldade e irão abordar diferentes situações em que a técnica de combinação pode ser aplicada.

    Estação 3 - Jogos

    Nesta estação, os alunos irão jogar jogos que envolvem o cálculo de combinações. Os jogos irão ajudar a fixar o conteúdo de forma lúdica e divertida. Jogos de carta e de tabuleiro são ótimas opções para trabalhar este conteúdo.


  3. Etapa 3 - Discussão

    Os grupos irão se reunir para discutir acerca das atividades realizadas nas estações. Peça para eles compartilharem o que aprenderam, quais foram as dificuldades enfrentadas e as oportunidades vivenciadas. Medie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática, que será um desafio contextualizado que envolva tanto a compreensão da teoria quanto a realização de cálculos adequados sobre o tema da aula.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Reúna a turma e faça uma revisão do conteúdo apresentado nas estações. Aproveite para reforçar a importância da análise combinatória em situações do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o número de agrupamentos possíveis de elementos de um conjunto.
  • Estimular a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos por meio de jogos e desafios.
  • Proporcionar uma aprendizagem significativa e contextualizada.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em aplicar a técnica de combinação em diferentes situações.
  • Participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas e na Dinâmica dos 3 Qs.
  • Habilidade dos alunos em resolver exercícios e jogos relacionados ao tema.

Ações do professor

  • Preparar atividades e contextualizar a temática aos alunos.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas em cada estação e sanar suas dúvidas.
  • Estimular a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre o tema.
  • Resolver os exercícios propostos na estação 2.
  • Participar dos jogos propostos na estação 3.
  • Fazer os registros adequados durante a Dinâmica dos 3 Qs.