Aula sobre Analise Combinatoria Combinacao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A análise combinatória é uma área da matemática que estuda a contagem de possibilidades em situações que envolvem combinações e permutações. É uma ferramenta importante para a resolução de problemas em diversas áreas, como na probabilidade, na estatística e na computação. O objetivo aqui é trabalhar especificamente com o conceito de combinação, a qual é a contagem de possibilidades de escolha de um determinado número de elementos de um conjunto. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilize a metodologia ativa “Sala de Aula Invertida”, possibilitando que os alunos criem um modelo da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Prepare um material de apoio para os alunos, que neste caso deverá ser uma videoaula sobre o tema de análise combinatória na resolução de problemas. Os alunos devem assistir a videoaula, como também, registrar os principais pontos abordados no material.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o conceito de combinação e explique como ele pode ser aplicado em situações cotidianas. Apresente exemplos práticos, como a escolha de uma equipe de futebol ou a combinação de roupas para uma festa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça para eles discutirem e resolverem problemas de combinação selecionados por você. O objetivo é que os alunos apliquem o conceito aprendido na videoaula e desenvolvam a habilidade de usar a análise combinatória em problemas reais, principalmente os que envolvem o cálculo da probabilidade de eventos.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a Dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça aos grupos para criarem um modelo para preenchimento, contendo os seguintes campos: Que bom, Que pena, Que tal. Essa ferramenta será utilizada como uma forma de avaliação dos estudantes sobre a atividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo deverá apresentar seu modelo para a turma e explicar como ele pode ser utilizado para avaliar a atividade. Estimule todos os membros do grupo a participar da atividade.

  6. Etapa 6 - Conclusão e avaliação

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforce a importância análise combinatória em situações do cotidiano. Aproveite para avaliar os grupos com base nos critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam análise combinatória.
  • Reconhecer a aplicabilidade da análise combinatória no cotidiano, especialmente nas situações que envolvem probabilidade.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Engajamento dos alunos na atividade de pré-aula.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades e discussão em grupo.
  • Correção e clareza na resolução dos problemas propostos.
  • Criatividade e qualidade na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Introduzir o conceito de combinação e apresentar exemplos práticos.
  • Disponibilizar uma videoaula sobre o tema.
  • Propor problemas para discussão em grupo.
  • Mediar a discussão e avaliação dos modelos da Dinâmica dos 3 Qs criados pelos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar os conceitos aprendidos na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo e da atividade pré-aula.
  • Resolver os problemas propostos pelo professor.
  • Criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs avaliando a atividade e desenvolvendo o tema.
  • Apresentar o modelo criado para a turma.
  • Participar da conclusão da aula e reforçar os conceitos aprendidos.