Aula sobre Angulos Complementares E Suplementares

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os ângulos complementares e suplementares são conceitos importantes da geometria, com aplicações práticas em diversas áreas, como arquitetura, engenharia e design. Os ângulos complementares são aqueles que, somados, resultam em 90 graus, enquanto os ângulos suplementares somados resultam em 180 graus. Na vida cotidiana, podemos encontrar exemplos de ângulos complementares e suplementares em objetos como escadas, portas e janelas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e mostre a importância dos conceitos de ângulos complementares e suplementares. Em seguida, explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Entender

    Explique o conceito de ângulos complementares e suplementares, utilizando exemplos práticos e didáticos. Os alunos irão discutir em grupos sobre a importância desses conceitos e como eles podem ser aplicados no cotidiano.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista com problemas que envolvem ângulos complementares e suplementares. Eles terão que escolher um problema e esboçar suas possíveis soluções para apresentar para a turma. Procure tirar dúvidas dos grupos durante a atividade.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão discutir em grupo as soluções propostas e escolher a melhor opção para resolver o problema. Acompanhe esta tomada de decisão e os auxilie tirando dúvidas e fazendo perguntas que os apoie na reflexão.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com a solução escolhida, os alunos irão criar um protótipo, utilizando materiais disponíveis em sala de aula, para representar o problema escolhido e calcular os ângulos complementares e suplementares. Incentive a participação e contribuição dos alunos.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus protótipos para a turma e receberão feedback dos colegas. Medie a discussão e ajude os alunos a identificar os pontos fortes e fracos de cada exemplo prático e didático.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma reflexão final sobre o que foi aprendido na aula e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras situações. Por fim, dê feedbacks coletivos à turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas que envolvam ângulos complementares e suplementares.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade do exemplo prático e didático apresentado pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em resolver problemas que envolvam ângulos complementares e suplementares.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de ângulos complementares e suplementares utilizando exemplos práticos e didáticos.
  • Mediar as discussões em grupo e ajudar os alunos a identificar os pontos fortes e fracos de cada exemplo prático e didático.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre a importância dos conceitos de ângulos complementares e suplementares e como eles podem ser aplicados no cotidiano.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Desenvolver um exemplo prático e didático sobre o tema da aula.