Aula sobre Angulos Complementares E Suplementares

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os ângulos complementares e suplementares são conceitos importantes da geometria e têm aplicações práticas em diversas áreas, como arquitetura, engenharia e design. Os ângulos complementares são aqueles que, somados, resultam em 90 graus, enquanto os ângulos suplementares somados resultam em 180 graus. Na vida cotidiana, podemos encontrar exemplos de ângulos complementares e suplementares em objetos como escadas, portas e janelas. O objetivo aqui é desenvolver a habilidade de reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a diferença entre ângulos complementares e suplementares, utilizando exemplos práticos e didáticos.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um personagem que utiliza estes tipos de ângulos em suas rotinas (tal como um designer de escadas, portas e janelas) e preencher cada campo com informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e compartilhar com a turma suas descobertas.

  4. Etapa 4 - Exercícios práticos

    Proponha exercícios práticos para que os alunos possam aplicar os conceitos de ângulos complementares e suplementares, utilizando figuras geométricas e objetos do cotidiano.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Os alunos irão apresentar os resultados dos exercícios práticos para a turma, explicando como utilizaram os conceitos de ângulos complementares e suplementares. Acompanhe as apresentações e tire dúvidas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Proponha uma reflexão sobre a importância dos conceitos de ângulos complementares e suplementares na vida cotidiana e como eles podem ser aplicados em diferentes áreas. Aproveite este momento e peça aos alunos para compartilharem outros exemplos de usos destes ângulos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem explorando a geometria em seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da metodologia ativa Design Thinking.
  • Proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos de ângulos complementares e suplementares em situações práticas do cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos de ângulos complementares e suplementares.
  • Habilidade em aplicar os conceitos em situações práticas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Propor exercícios práticos que permitam aos alunos aplicar os conceitos de ângulos complementares e suplementares.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender como as pessoas utilizam os conceitos de ângulos complementares e suplementares no dia a dia.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e compartilhar suas descobertas com a turma.
  • Aplicar os conceitos de ângulos complementares e suplementares em exercícios práticos e apresentar os resultados para a turma.