Aula sobre Angulos Complementares E Suplementares

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Os ângulos complementares e suplementares são conceitos importantes da geometria, com aplicações práticas em diversas áreas, como arquitetura, engenharia e design. Os ângulos complementares são aqueles que, somados, resultam em 90 graus, enquanto os ângulos suplementares são aqueles que, somados, resultam em 180 graus. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que sabem sobre ângulos complementares e suplementares. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o conceito de ângulos complementares e suplementares, utilizando exemplos práticos e didáticos. Em seguida, os alunos farão uma atividade de brainstorming em grupo, listando situações cotidianas em que esses conceitos podem ser aplicados.

  3. Etapa 3 - Exploração

    Os alunos, em duplas, receberão uma folha com figuras geométricas e deverão identificar os ângulos complementares e suplementares presentes em cada uma delas. Em seguida, deverão registrar suas respostas no modelo de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento

    Os alunos apresentarão suas respostas para a turma, explicando como identificaram os ângulos complementares e suplementares em cada figura geométrica. Faça intervenções, esclarecendo dúvidas e reforçando conceitos.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Os alunos receberão uma atividade para resolver individualmente, utilizando os conceitos de ângulos complementares e suplementares. Circule pela sala, auxiliando os alunos que apresentarem dificuldades.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Os alunos farão uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula, registrando suas conclusões no modelo de registro de aprendizagem. Em seguida, farão o Check-out, registrando o que aprenderam sobre o tema durante a aula.

  7. Etapa 7 - Avaliação e fechamento

    Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades, levando em consideração os critérios de avaliação definidos. Procure fornecer feedbacks coletivos à turma. Ao final, faça o fechamento da aula retomando os principais conceitos sobre o assunto. Recolhas os modelos de registro de aprendizagem de cada aluno, de maneira que possa avaliar os problemas criados por eles e, assim, dar os feedbacks individuais. Por fim, deixe uma tarefa de casa para os alunos, como, por exemplo, identificar ângulos complementares e suplementares em objetos ou construções presentes em suas casas, ou bairros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos, por meio da realização de atividades em grupo.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos ângulos complementares e suplementares nas figuras geométricas.
  • Participação ativa nas atividades em grupo e individuais.
  • Reflexão crítica sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de ângulos complementares e suplementares de forma clara e didática.
  • Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e reforçar conceitos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Circular pela sala, auxiliando os alunos que apresentarem dificuldades.
  • Promover a reflexão crítica sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Identificar corretamente os ângulos complementares e suplementares nas figuras geométricas.
  • Registrar suas conclusões no modelo de registro de aprendizagem.
  • Fazer a reflexão crítica sobre o que foi aprendido na aula.
  • Colaborar com os colegas nas atividades em grupo.