Aula sobre Angulos Complementares E Suplementares
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Os ângulos complementares e suplementares são conceitos importantes da geometria e estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano, como na construção de prédios, pontes e até mesmo em jogos de videogame. Os ângulos complementares são aqueles que, somados, resultam em 90 graus, enquanto os suplementares somam 180 graus. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a diferença entre ângulos complementares e suplementares. Em seguida, proponha aos alunos que formem grupos de 4 a 5 pessoas para criar um jogo com cartas de perguntas e respostas sobre o tema.Etapa 2 - Criação do jogo
Os alunos irão criar o jogo em seus grupos, utilizando cartolinas, canetas coloridas e outros materiais disponíveis em sala de aula. Eles deverão criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de respostas. Deixe claro que os alunos precisam descrever as regras do jogo, os níveis e o esquema de recompensas.Etapa 3 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando as regras e como jogar. Os demais alunos irão jogar e responder às perguntas.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos jogos, conduza uma discussão em grupo sobre os conceitos de ângulos complementares e suplementares, e como eles podem ser aplicados em situações do cotidiano.Etapa 5 - Exercícios
Os alunos irão resolver exercícios sobre o tema, individualmente ou em duplas, utilizando o livro didático ou outros materiais disponíveis em sala de aula.Etapa 6 - Correção dos exercícios
Corrija os exercícios em conjunto com a turma, explicando as respostas corretas e tirando dúvidas.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e a importância de reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe por meio da metodologia ativa Gamificação.
- Proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa e contextualizada sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo em grupo.
- Resolução correta dos exercícios propostos.
- Compreensão dos conceitos de ângulos complementares e suplementares.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação do jogo em grupo.
- Conduzir a discussão em grupo e corrigir os exercícios.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo em grupo.
- Resolver os exercícios propostos.
- Participar da discussão em grupo e tirar dúvidas.