Aula sobre Angulos Complementares E Suplementares

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os ângulos complementares e suplementares são conceitos importantes da geometria e estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano, como na construção de prédios, pontes e até mesmo em jogos de videogame. Os ângulos complementares são aqueles que, somados, resultam em 90 graus, enquanto os suplementares somam 180 graus. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a diferença entre ângulos complementares e suplementares. Em seguida, proponha aos alunos que formem grupos de 4 a 5 pessoas para criar um jogo com cartas de perguntas e respostas sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar o jogo em seus grupos, utilizando cartolinas, canetas coloridas e outros materiais disponíveis em sala de aula. Eles deverão criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de respostas. Deixe claro que os alunos precisam descrever as regras do jogo, os níveis e o esquema de recompensas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando as regras e como jogar. Os demais alunos irão jogar e responder às perguntas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, conduza uma discussão em grupo sobre os conceitos de ângulos complementares e suplementares, e como eles podem ser aplicados em situações do cotidiano.

  5. Etapa 5 - Exercícios

    Os alunos irão resolver exercícios sobre o tema, individualmente ou em duplas, utilizando o livro didático ou outros materiais disponíveis em sala de aula.

  6. Etapa 6 - Correção dos exercícios

    Corrija os exercícios em conjunto com a turma, explicando as respostas corretas e tirando dúvidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e a importância de reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe por meio da metodologia ativa Gamificação.
  • Proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa e contextualizada sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo em grupo.
  • Resolução correta dos exercícios propostos.
  • Compreensão dos conceitos de ângulos complementares e suplementares.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do jogo em grupo.
  • Conduzir a discussão em grupo e corrigir os exercícios.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo em grupo.
  • Resolver os exercícios propostos.
  • Participar da discussão em grupo e tirar dúvidas.