Aula sobre Angulos Complementares E Suplementares
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Os ângulos complementares e suplementares são conceitos importantes na geometria e na matemática em geral. Eles são encontrados em diversas situações do cotidiano, como na construção de prédios, na elaboração de projetos de engenharia, na criação de jogos de videogame, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos irão aprender a reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância dos ângulos complementares e suplementares na geometria e na matemática. Estimule os alunos a compartilharem o que sabem sobre o tema de maneira que possa entender o nível de conhecimento da turma sobre o assunto. Também explique brevemente os conceitos de ângulos complementares e suplementares, compartilhando exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Etapa 2 - Rotação por estações
Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre ângulos complementares e suplementares. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:Estação 1 - Atividade prática
Os alunos irão construir ângulos complementares e suplementares utilizando régua e transferidor. Disponibilize estes recursos para que os alunos possam realizar a atividade. Por fim, acompanhe os alunos e tire suas dúvidas.
Estação 2 - Jogo
Os alunos irão jogar um jogo de tabuleiro que envolve a identificação de ângulos complementares e suplementares. Compartilhe as regras do jogo com os alunos e os acompanhe durante a realização da atividade.
Etapa 3 - Estação 3 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar exemplos de ângulos complementares e suplementares em construções, projetos de engenharia, jogos de videogame, entre outros. Para isso, disponibilize materiais e recursos que os alunos possam utilizar para a pesquisa, tais como livros ou até mesmo a internet, por meio de sites confiáveis sobre o assunto. Não esqueça de apoiar os alunos, tirando suas dúvidas.Etapa 4 - Socialização
Os alunos irão apresentar os resultados das atividades realizadas em cada estação. Faça perguntas e promova uma discussão entre os alunos, de maneira que eles possam compartilhar suas experiências e dar contribuições aos colegas.Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.Etapa 6 - Socialização
Os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.Etapa 7 - Avaliação
Aplique uma avaliação escrita para verificar o aprendizado dos alunos sobre o tema. Importante que a avaliação seja objetiva e que de fato faça uma validação da aprendizagem dos alunos. Há diversas formas de avaliar os alunos, o importante é que se atente aos critérios de avaliação e que a mesma contemple os diferentes perfis de aprendizagem dos alunos.Etapa 8 - Encerramento
Por fim, promova uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada, retomando o objetivo da aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas, principalmente se eles são complementares ou suplementares.
- Estimular a criatividade e a pesquisa dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta de ângulos complementares e suplementares.
- Participação nas atividades propostas.
- Compreensão do tema.
- Engajamento na Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Mediar a discussão e a socialização dos resultados.
- Avaliar os alunos e dar feedbacks.
- Fazer as considerações finais e a reflexão sobre a aula.
Ações do aluno
- Construir ângulos complementares e suplementares utilizando régua e transferidor.
- Jogar um jogo de tabuleiro que envolve a identificação de ângulos complementares e suplementares.
- Pesquisar exemplos de ângulos complementares e suplementares em construções, projetos de engenharia, jogos de videogame, entre outros.
- Realizar a pesquisa dos 3 Qs e participar ativamente de todas as atividades propostas.