Aula sobre Angulos Complementares E Suplementares
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os ângulos complementares e suplementares são conceitos importantes na geometria e na matemática em geral. Eles são encontrados em diversas situações do cotidiano, como na construção de prédios, pontes e outras estruturas. Além disso, são utilizados em diversas áreas, como na física, na engenharia e na arquitetura.
Etapa 1 - Pré-aula
Indique uma videoaula sobre ângulos complementares e suplementares para os alunos, de maneira que eles possam assistir previamente e fazer suas anotações.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e explique a diferença entre ângulos complementares e suplementares. Em seguida, mostre exemplos práticos de como esses conceitos são aplicados no cotidiano. Aproveite para perguntar aos alunos o que eles aprenderam com a videoaula que assistiram em casa.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre ângulos complementares e suplementares. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, forneça um modelo de mapa conceitual e oriente os alunos na criação do mapa.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Oriente a discussão e esclareça dúvidas.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como os ângulos complementares e suplementares são aplicados na geometria e em outras áreas. Estimule os alunos a fazer perguntas e tirar dúvidas, como também, a compartilhar outros exemplos e usos destes ângulos no dia a dia.Etapa 6 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Avalie a compreensão dos alunos sobre o tema e esclareça eventuais dúvidas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve revisão do tema e destaque a importância dos ângulos complementares e suplementares na geometria e em outras áreas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Promover a interação e a troca de ideias entre os alunos na discussão em grupo.
Critérios de avaliação
- Compreensão do conceito de ângulos complementares e suplementares.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Participação nas atividades pré-aula e na discussão em grupo.
- Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em exemplos práticos.
- Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a diferença entre ângulos complementares e suplementares.
- Indicar a videoaula para os alunos assistirem em casa.
- Fornecer um modelo de mapa conceitual e orientar os alunos na criação do mapa.
- Orientar a discussão em grupo e esclarecer dúvidas.
- Avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema e esclarecer eventuais dúvidas.
Ações do aluno
- Assistir a videoaula sobre ângulos complementares e suplementares.
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Participar da discussão em grupo e trocar ideias com os colegas.
- Aplicar os conceitos aprendidos em exemplos práticos.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.