Aula sobre Angulos Complementares E Suplementares

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os ângulos complementares e suplementares são conceitos importantes na geometria e na matemática em geral. Eles são encontrados em diversas situações do cotidiano, como na construção de prédios, pontes e outras estruturas. Além disso, são utilizados em diversas áreas, como na física, na engenharia e na arquitetura.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Indique uma videoaula sobre ângulos complementares e suplementares para os alunos, de maneira que eles possam assistir previamente e fazer suas anotações.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique a diferença entre ângulos complementares e suplementares. Em seguida, mostre exemplos práticos de como esses conceitos são aplicados no cotidiano. Aproveite para perguntar aos alunos o que eles aprenderam com a videoaula que assistiram em casa.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre ângulos complementares e suplementares. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, forneça um modelo de mapa conceitual e oriente os alunos na criação do mapa.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Oriente a discussão e esclareça dúvidas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como os ângulos complementares e suplementares são aplicados na geometria e em outras áreas. Estimule os alunos a fazer perguntas e tirar dúvidas, como também, a compartilhar outros exemplos e usos destes ângulos no dia a dia.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Avalie a compreensão dos alunos sobre o tema e esclareça eventuais dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve revisão do tema e destaque a importância dos ângulos complementares e suplementares na geometria e em outras áreas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a interação e a troca de ideias entre os alunos na discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de ângulos complementares e suplementares.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação nas atividades pré-aula e na discussão em grupo.
  • Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em exemplos práticos.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a diferença entre ângulos complementares e suplementares.
  • Indicar a videoaula para os alunos assistirem em casa.
  • Fornecer um modelo de mapa conceitual e orientar os alunos na criação do mapa.
  • Orientar a discussão em grupo e esclarecer dúvidas.
  • Avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema e esclarecer eventuais dúvidas.

Ações do aluno

  • Assistir a videoaula sobre ângulos complementares e suplementares.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar da discussão em grupo e trocar ideias com os colegas.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em exemplos práticos.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.