Aula sobre Angulos Na Circunferencia Angulo Central E Angulo Inscrito

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta aula, vamos explorar os ângulos na circunferência, mais especificamente, os ângulos centrais e os ângulos inscritos. Esses conceitos são fundamentais para entendermos a geometria da circunferência e suas aplicações no cotidiano, como em construções, arquitetura e design. Para tornar a aula mais envolvente e didática, é utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a importância dos ângulos centrais e inscritos na circunferência. Em seguida, apresente exemplos práticos de como esses conceitos são aplicados no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Os alunos devem ser divididos em duplas e criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça materiais de apoio, como livros e sites, para que os alunos possam pesquisar e construir seus mapas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada dupla deve apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar como chegou às suas conclusões. Em seguida, a turma deve discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre os mapas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como os ângulos centrais e inscritos são utilizados em situações reais, como em construções e arquitetura. Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e a relacionar os exemplos com os conceitos aprendidos.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Os alunos devem resolver problemas relacionados aos ângulos centrais e inscritos na circunferência, utilizando softwares de geometria dinâmica. Auxilie na resolução dos problemas e incentive a troca de ideias entre os alunos.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Faça uma síntese dos conceitos aprendidos e destaque a importância dos ângulos centrais e inscritos na circunferência. Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e a tirar dúvidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos na resolução dos problemas e na construção do mapa conceitual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na construção do mapa conceitual.
  • Incentivar a troca de ideias e a colaboração entre os alunos na resolução dos problemas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em estabelecer relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
  • Qualidade do mapa conceitual construído pelos alunos.
  • Desempenho dos alunos na resolução dos problemas propostos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Fornecer materiais de apoio para a construção do mapa conceitual.
  • Auxiliar os alunos na resolução dos problemas propostos.
  • Estimular a troca de ideias e a colaboração entre os alunos.
  • Fazer uma síntese dos conceitos aprendidos e destacar sua importância.

Ações do aluno

  • Pesquisar e construir o mapa conceitual.
  • Participar da discussão em grupo e apresentar seu mapa conceitual.
  • Resolver os problemas propostos e colaborar com os colegas.
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas.
  • Avaliar seu próprio desempenho e o dos colegas.