Aula sobre Angulos Na Circunferencia Angulo Central E Angulo Inscrito

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula trabalha sobre ângulos na circunferência, mais especificamente sobre ângulo central e ângulo inscrito. Esses conceitos são importantes para o melhor entendimento da geometria da circunferência e suas aplicações no cotidiano, como em construções de rodas, círculos de plantações, entre outros. Para tornar a aula mais envolvente e didática, é utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desejos dos usuários da geometria da circunferência.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e seus subtópicos, explicando a importância dos conceitos de ângulo central e ângulo inscrito na geometria da circunferência.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um usuário da geometria da circunferência e preencher cada campo com informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e identificar as principais necessidades e desejos do usuário da geometria da circunferência.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como os conceitos de ângulo central e ângulo inscrito são aplicados na geometria da circunferência, como em construções de rodas e círculos de plantações.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Os alunos devem resolver problemas relacionados aos conceitos de ângulo central e ângulo inscrito na circunferência, utilizando softwares de geometria dinâmica.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Os alunos devem apresentar os resultados da resolução dos problemas e discutir em grupo as soluções encontradas.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a aula, destacando a importância dos conceitos de ângulo central e ângulo inscrito na geometria da circunferência e como eles podem ser aplicados no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da metodologia ativa Design Thinking.
  • Promover a reflexão crítica dos alunos sobre a importância dos conceitos de ângulo central e ângulo inscrito na geometria da circunferência.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver problemas relacionados aos conceitos de ângulo central e ângulo inscrito na circunferência.
  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação dos resultados da resolução dos problemas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos de forma clara e objetiva.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da metodologia ativa Design Thinking.
  • Conduzir a reflexão final sobre a importância dos conceitos de ângulo central e ângulo inscrito na geometria da circunferência.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desejos dos usuários da geometria da circunferência.
  • Resolver problemas relacionados aos conceitos de ângulo central e ângulo inscrito na circunferência.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da apresentação dos resultados da resolução dos problemas.