Aula sobre Angulos Na Circunferencia Angulo Central E Angulo Inscrito
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Os ângulos na circunferência são fundamentais para a compreensão da geometria e da trigonometria. Eles são encontrados em diversas situações do cotidiano, como em construções de pontes, prédios, rodovias, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre ângulo central e ângulo inscrito na circunferência, por meio da metodologia ativa Gamificação. Eles irão criar um jogo de tabuleiro, com perguntas e ações relacionadas ao tema, para desenvolver a habilidade de resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância dos ângulos na circunferência. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Criação do jogo
Os alunos devem criar o jogo de tabuleiro em grupos de 4 a 5 pessoas. Eles devem criar um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações relacionadas ao tema. Forneça materiais como cartolinas, canetas coloridas, tesouras, entre outros.Etapa 3 - Preparação das perguntas e ações
Os alunos devem preparar as perguntas e ações que serão colocadas nos cards do jogo. Forneça algumas sugestões de perguntas e ações para ajudá-los.Etapa 4 - Teste do jogo
Os grupos devem testar o jogo criado por outro grupo. Eles devem jogar e avaliar a jogabilidade, a clareza das perguntas e ações, entre outros aspectos.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os grupos devem se reunir para discutir as dificuldades encontradas na criação do jogo e como poderiam melhorá-lo. Medeie a discussão e forneça feedbacks.Etapa 6 - Apresentação dos jogos
Cada grupo deve apresentar o jogo criado para a turma. Os alunos devem jogar e avaliar os jogos dos colegas.Etapa 7 - Conclusão
O professor irá fazer uma reflexão sobre a aula e como a metodologia ativa Gamificação pode ser aplicada em outras disciplinas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de avaliar e dar feedbacks construtivos.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo.
- Clareza das perguntas e ações.
- Jogabilidade do jogo.
- Participação e colaboração em grupo.
- Habilidade em resolver problemas relacionados ao tema.
Ações do professor
- Explicar a metodologia ativa Gamificação.
- Fornecer materiais para a criação do jogo.
- Mediar a discussão em grupo.
- Fornecer feedbacks construtivos.
- Estimular a participação e colaboração em grupo.
Ações do aluno
- Criar o jogo de tabuleiro.
- Preparar as perguntas e ações.
- Testar e avaliar o jogo criado por outro grupo.
- Discutir em grupo as dificuldades encontradas e como melhorar o jogo.
- Apresentar o jogo criado para a turma.