Aula sobre Angulos Na Circunferencia Angulo Central E Angulo Inscrito
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Os ângulos na circunferência são fundamentais para a compreensão da geometria e da trigonometria. Eles estão presentes em diversas situações do cotidiano, como na construção de rodas de bicicleta, na medição de ângulos em mapas e na criação de objetos circulares. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, e como eles se relacionam. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize\-o com exemplos práticos. Em seguida, explique como a metodologia Rotação por estações irá funcionar na aula.Etapa 2 - Estação 1 - Ângulos centrais
Os alunos devem trabalhar em um exercício prático sobre ângulos centrais na circunferência. Eles devem medir os ângulos centrais de diferentes arcos e relacioná-los com o tamanho do arco correspondente.Etapa 3 - Estação 2 - Ângulos inscritos
Os alunos devem trabalhar em um exercício prático sobre ângulos inscritos na circunferência. Eles devem medir os ângulos inscritos de diferentes arcos e relacioná-los com o tamanho do arco correspondente.Etapa 4 - Estação 3 - Relação entre ângulos centrais e inscritos
Os alunos devem trabalhar em um exercício prático sobre a relação entre ângulos centrais e inscritos na circunferência. Eles devem medir os ângulos centrais e inscritos de diferentes arcos e relacioná-los entre si.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as atividades realizadas e compartilhar suas descobertas. Oriente-os na discussão e esclareça dúvidas.Etapa 6 - Aplicação em situações reais
Apresente exemplos práticos de como os ângulos na circunferência são aplicados em situações reais, como na construção de rodas de bicicleta e na medição de ângulos em mapas.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma revisão dos principais conceitos abordados na aula e tire dúvidas dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
- Estimular a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos.
- Apresentar exemplos práticos de como os conceitos matemáticos são aplicados no cotidiano.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos abordados na aula.
- Habilidade em aplicar os conceitos em situações práticas.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Orientar as atividades realizadas pelos alunos em cada estação.
- Estimular a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
- Colaborar com os colegas de grupo e compartilhar conhecimentos.
- Aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.