Aula sobre Angulos Na Circunferencia Excentrico Interno Externo
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O objetivo aqui é que os alunos aprendam sobre ângulos na circunferência, mais especificamente sobre ângulo excêntrico interno e externo. Esses conceitos são importantes para entender a relação entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência. Além disso, os alunos poderão aplicar esses conceitos em situações cotidianas, como em projetos de arquitetura, na construção de objetos circulares, em jogos de tabuleiro, entre outros.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância dos conceitos de ângulos na circunferência, principalmente ângulos excêntricos. Em seguida, explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Entender
Explique a relação entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência. Estimule os alunos a fazerem perguntas e tire dúvidas sobre o assunto.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos irão trabalhar em grupos para criar m esboço visual de ângulos excêntricos internos e externos com base no que aprenderam na etapa anterior. Circule entre os grupos e tire suas dúvidas.Etapa 4 - Decidir
A turma irá avaliar os esboços de cada grupo e decidir em conjunto qual será o modelo a ser utilizado para desenvolver o tema da aula por meio de uma prototipação. Oriente os alunos na escolha da melhor opção e os estimule a compartilhar sugestões de melhorias aos demais esboços.Etapa 5 - Prototipar
Os alunos irão criar um protótipo do modelo escolhido na etapa anterior. Eles deverão aplicar os ângulos excêntricos para resolver problemas do cotidiano. Para isso, disponibilize materiais como papel, lápis, régua, compasso, entre outros, para que eles possam criar modelos e protótipos que ajudem a resolver os problemas escolhidos.Etapa 6 - Testar
Cada grupo irá apresentar suas atividades para a turma e juntos irão avaliar o que foi aprendido. Medie a discussão e ajude os alunos a identificar os pontos positivos e negativos do processo de aprendizagem.Etapa 7 - Conclusão
Conduza uma discussão em grupo sobre o que foi aprendido na aula e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras situações. Por fim, dê feedbacks coletivos à turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Promover a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos apresentados.
- Coerência e clareza na apresentação das atividades desenvolvidas.
- Capacidade de avaliar o próprio processo de aprendizagem.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus subtópicos de forma clara e objetiva.
- Mediar a discussão entre os grupos na etapa de decisão.
- Orientar os alunos na elaboração das atividades propostas.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
- Avaliar o processo de aprendizagem dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.
- Apresentar as atividades desenvolvidas de forma clara e objetiva.
- Avaliar o próprio processo de aprendizagem e do grupo.