Aula sobre Angulos Na Circunferencia Excentrico Interno Externo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O objetivo aqui é trabalhar sobre ângulos na circunferência, mais especificamente sobre ângulo excêntrico interno e externo. Esses conceitos são importantes para entendermos como os ângulos se relacionam com a circunferência e como podemos utilizá-los em problemas de geometria. Para contextualizar, é importante citar exemplos como a construção de rodas de bicicleta, que utilizam ângulos na circunferência para garantir a estabilidade e segurança do ciclista.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância dos conceitos de ângulo excêntrico interno e externo na geometria. Compartilhe exemplos de situações cotidianas em que este tipo de ângulo é utilizado. Aproveite este momento e peça aos alunos para compartilharem o que sabem sobre o tema, de maneira que possa diagnosticar o nível de conhecimento da turma.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um personagem que utiliza os ângulos excêntricos em sua rotina (tal como um ciclista) e preencher cada campo com informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e apresentar ideias para tornar a aula mais envolvente e didática.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como os conceitos de ângulo excêntrico interno e externo podem ser aplicados em problemas de geometria. Estimule a participação dos alunos, inclusive perguntando que outros exemplos práticos eles conhecem e gostariam de compartilhar.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas em grupo

    Os alunos irão resolver problemas em grupo, utilizando os conceitos aprendidos na aula. Auxilie e tire dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da resolução dos problemas e discutir as soluções encontradas. Valorize as estratégias dos alunos, apresente os erros como oportunidade de aprendizagem e mostre que sempre há mais de uma solução para o mesmo problema.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a aula, destacando os pontos positivos e negativos e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na apresentação dos resultados.
  • Criatividade e originalidade na apresentação dos resultados.
  • Compreensão dos conceitos de ângulo excêntrico interno e externo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Auxiliar os alunos na resolução dos problemas propostos.
  • Estimular a criatividade e a originalidade na apresentação dos resultados.
  • Conduzir a reflexão final sobre a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
  • Resolver corretamente os problemas propostos.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e na apresentação dos resultados.
  • Ser criativo e original na apresentação dos resultados.
  • Demonstrar compreensão dos conceitos de ângulo excêntrico interno e externo.