Aula sobre Angulos Na Circunferencia Excentrico Interno Externo

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O objetivo aqui é aprender sobre ângulos na circunferência, mais especificamente sobre ângulo excêntrico interno e externo. Esses conceitos são importantes para entendermos como os ângulos se relacionam com a circunferência e como podemos utilizá-los para resolver problemas. Para tornar a aula mais envolvente e didática, é importante utilizar exemplos práticos e contextualizados que possam ser aplicados no cotidiano dos estudantes.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, fazendo a seguinte pergunta aos alunos: "O que vocês já sabem sobre ângulos na circunferência?". O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Apresente exemplos práticos e contextualizados sobre ângulos na circunferência, como a utilização de ângulos em relógios, em roda-gigantes e em mapas. Os alunos serão incentivados a compartilhar outros exemplos que conheçam.

  3. Etapa 3 - Teoria

    Explique os principais conceitos sobre ângulo excêntrico interno e externo, utilizando exemplos práticos e didáticos. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a participar da discussão.

  4. Etapa 4 - Exercícios

    Os alunos irão resolver exercícios sobre ângulo excêntrico interno e externo pré-selecionados por você, utilizando softwares de geometria dinâmica, como também, os modelos de registro de aprendizagem para anotar suas respostas e dúvidas. Circule pela sala para auxiliar os alunos no uso do software e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que aprendi sobre ângulos na circunferência?". Colete as respostas e faça uma breve discussão em sala de aula.

  6. Etapa 6 - Aplicação

    Os alunos irão aplicar o que aprenderam em um problema contextualizado, como calcular o ângulo de inclinação de uma torre de telefonia celular em relação à circunferência da Terra. Acompanhe os alunos e tire dúvidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação e fechamento

    Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades, levando em consideração os critérios de avaliação definidos. Procure fornecer feedbacks coletivos à turma. Ao final, faça o fechamento da aula retomando os principais conceitos sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos na circunferência, especialmente os excêntricos internos e externos, inclusive utilizando software de geometria dinâmica.
  • Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para tornar a aula mais envolvente e didática.
  • Incentivar a participação dos alunos na discussão e na resolução de exercícios.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver exercícios sobre ângulo excêntrico interno e externo.
  • Participação dos alunos na discussão e na resolução de exercícios.
  • Utilização correta do modelo de registro de aprendizagem e do software de geometria dinâmica.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e contextualizados sobre ângulos na circunferência.
  • Auxiliar os alunos na resolução de exercícios e na aplicação do que foi aprendido em problemas contextualizados.
  • Orientar os alunos no uso do software de geometria dinâmica para realização dos exercícios.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão e na resolução de exercícios.

Ações do aluno

  • Preencher corretamente os campos de Check-in e Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem.
  • Participar ativamente da discussão e da resolução de exercícios.
  • Utilizar adequadamente o software de geometria dinâmica para realização dos exercícios.
  • Aplicar o que foi aprendido em problemas contextualizados.