Aula sobre Angulos Na Circunferencia Excentrico Interno Externo

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O objetivo aqui é que os alunos aprendam sobre ângulos na circunferência, mais especificamente sobre ângulo excêntrico interno e externo. Esses conceitos são importantes para entender a relação entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência. Além disso, os alunos poderão aplicar esses conceitos em situações cotidianas, como em cálculos de medidas de peças circulares em uma fábrica ou em projetos de arquitetura.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância dos conceitos de ângulos na circunferência. Compartilhe exemplos práticos de ângulos, especialmente os excêntricos internos e externos. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e solicite que escolham um dos temas sobre ângulos, previamente selecionados por você, para trabalhar durante a aula. Sugira temas relacionados à realidade dos alunos, como medidas de peças circulares, a importância dos ângulos na construção de uma bicicleta, entre outros.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Os grupos irão definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Oriente os alunos na escolha do problema, sugerindo questões como "Qual a interpretação de vocês em relação aos ângulos e medidas destas peças circulares?" ou "Que problema os ângulos excêntricos estão nos apresentando?". Inclusive, sugira perguntas mais específicas conforme o tema escolhido, por exemplo: “As medidas de ângulos excêntricos interno e externo utilizados nesta bicicleta estão corretos?".

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos irão realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisar em sites e livros e coletar dados para responder à pergunta formulada na etapa anterior. Destaque aos alunos a importância de buscar as informações em fontes de dados confiáveis.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Com os dados coletados, os grupos irão analisar o contexto do problema e identificar suas causas e possíveis soluções. Por exemplo: "A bicicleta não foi projetada adequadamente devido ao uso de ângulos excêntricos com medidas incorretas".

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e apresentar suas conclusões para a turma. Por exemplo: "Os ângulos utilizados para projetar esta bicicleta são maiores que os estabelecidos como padrões teóricos para este tipo de excentricidade".

  6. Etapa 6 - Soluções

    Com base na análise do contexto e na comparação de dados, os alunos irão propor soluções para o problema identificado. Peça aos alunos que também criem um infográfico para disseminar as informações coletadas ao longo da pesquisa.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos infográficos e conclusão

    Os alunos irão apresentar seus temas e infográficos, disseminando, assim, a informação obtida durante o estudo de caso. Os grupos devem explicar o problema identificado, os dados coletados, a análise do contexto e as soluções propostas. Avalie a apresentação dos grupos e forneça feedbacks. Por fim, conclua a aula retomando os principais pontos discutidos com os alunos durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio do trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em coletar e analisar dados para solucionar problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Qualidade das pesquisas e entrevistas realizadas pelos grupos.
  • Coerência e clareza na apresentação dos problemas e soluções propostas pelos grupos.
  • Qualidade do infográfico criado pelos alunos.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Estudo de Caso e como ela será aplicada na aula.
  • Orientar os alunos durante todas as etapas da aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e a colaboração entre os grupos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.
  • Realizar pesquisas e entrevistas de qualidade para coletar dados.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e criativa.
  • Criar um infográfico de qualidade para disseminar a informação.