Aula sobre Angulos Na Circunferencia Excentrico Interno Externo
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize sua importância. Peça para os alunos compartilharem exemplos do cotidiano em que se utiliza ângulos na circunferência. Em seguida, explique como a metodologia Rotação por estações irá funcionar na aula.Etapa 2 - Rotação por estações
Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre ângulos excêntricos interno e externo. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:Estação 1 - Ângulos excêntricos internos
Os alunos irão trabalhar em um exercício prático que envolve a identificação e a medição de ângulos excêntricos internos na circunferência. Forneça exemplos e dicas para ajudar os alunos a resolverem o exercício.
Estação 2 - Ângulos excêntricos externos
Os alunos irão trabalhar em um exercício prático que envolve a identificação e a medição de ângulos excêntricos externos na circunferência. Apresente exemplos e dicas para ajudar os alunos a resolverem o exercício.
Estação 3 - Resolução de problemas
Os alunos irão trabalhar em um exercício prático que envolve a resolução de problemas utilizando os conceitos de ângulos excêntricos internos e externos na circunferência. Acompanhe os alunos e tire suas dúvidas.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as soluções dos exercícios e compartilhar suas dúvidas e descobertas. Auxilie na discussão e esclareça as dúvidas dos alunos.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.Etapa 5 - Aplicação
Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática, construindo ângulos excêntricos internos e externos a partir de dados reais selecionados por você. Peça que façam em uma folha à parte, a ser recolhida por você para avaliação e correção posterior.Etapa 6 - Socialização
Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante as atividades e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma revisão dos conceitos aprendidos na aula e reforce sua importância para a compreensão da geometria e da trigonometria.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações ângulos excêntricos internos e externos na circunferência.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da metodologia Rotação por estações.
- Reforçar a importância dos conceitos de ângulos na circunferência para a compreensão da geometria e da trigonometria.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos ângulos excêntricos internos e externos na circunferência.
- Resolução correta dos exercícios propostos utilizando os conceitos aprendidos na aula.
- Participação ativa na discussão em grupo e colaboração com os colegas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar sua importância.
- Fornecer exemplos e dicas para ajudar os alunos a resolverem os exercícios.
- Auxiliar na discussão em grupo e esclarecer as dúvidas dos alunos.
- Corrigir os exercícios dos alunos e fornecer feedbacks.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
- Colaborar com os colegas na discussão em grupo.
- Demonstrar interesse e dedicação na aprendizagem dos conceitos de ângulos na circunferência.
- Calcular corretamente os exercícios.