Aula sobre Angulos Na Circunferencia Excentrico Interno Externo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os ângulos na circunferência são fundamentais para a compreensão da geometria e da trigonometria. Eles estão presentes em diversas situações do cotidiano, como na construção de rodas de bicicleta, na medição de ângulos em mapas e na criação de objetos circulares. O objetivo aqui é que os alunos aprendam sobre ângulos excêntricos internos e externos na circunferência, e como eles podem ser utilizados para resolver problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize sua importância. Peça para os alunos compartilharem exemplos do cotidiano em que se utiliza ângulos na circunferência. Em seguida, explique como a metodologia Rotação por estações irá funcionar na aula.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre ângulos excêntricos interno e externo. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:

    Estação 1 - Ângulos excêntricos internos

    Os alunos irão trabalhar em um exercício prático que envolve a identificação e a medição de ângulos excêntricos internos na circunferência. Forneça exemplos e dicas para ajudar os alunos a resolverem o exercício.

    Estação 2 - Ângulos excêntricos externos

    Os alunos irão trabalhar em um exercício prático que envolve a identificação e a medição de ângulos excêntricos externos na circunferência. Apresente exemplos e dicas para ajudar os alunos a resolverem o exercício.

    Estação 3 - Resolução de problemas

    Os alunos irão trabalhar em um exercício prático que envolve a resolução de problemas utilizando os conceitos de ângulos excêntricos internos e externos na circunferência. Acompanhe os alunos e tire suas dúvidas.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as soluções dos exercícios e compartilhar suas dúvidas e descobertas. Auxilie na discussão e esclareça as dúvidas dos alunos.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática, construindo ângulos excêntricos internos e externos a partir de dados reais selecionados por você. Peça que façam em uma folha à parte, a ser recolhida por você para avaliação e correção posterior.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante as atividades e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma revisão dos conceitos aprendidos na aula e reforce sua importância para a compreensão da geometria e da trigonometria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações ângulos excêntricos internos e externos na circunferência.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da metodologia Rotação por estações.
  • Reforçar a importância dos conceitos de ângulos na circunferência para a compreensão da geometria e da trigonometria.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos ângulos excêntricos internos e externos na circunferência.
  • Resolução correta dos exercícios propostos utilizando os conceitos aprendidos na aula.
  • Participação ativa na discussão em grupo e colaboração com os colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar sua importância.
  • Fornecer exemplos e dicas para ajudar os alunos a resolverem os exercícios.
  • Auxiliar na discussão em grupo e esclarecer as dúvidas dos alunos.
  • Corrigir os exercícios dos alunos e fornecer feedbacks.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Colaborar com os colegas na discussão em grupo.
  • Demonstrar interesse e dedicação na aprendizagem dos conceitos de ângulos na circunferência.
  • Calcular corretamente os exercícios.