Aula sobre Angulos Na Circunferencia Excentrico Interno Externo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O objetivo aqui é trabalhar com ângulos na circunferência, mais especificamente, ângulo excêntrico interno e externo. Esses conceitos são importantes para entendermos como os ângulos se relacionam com a circunferência e como podemos utilizá-los para resolver problemas. Para contextualizar o tema, podemos citar exemplos como a construção de rodas de bicicleta, que precisam de medidas precisas para garantir o bom funcionamento, ou a construção de pontes, que também requerem cálculos precisos para garantir a segurança.

  1. Etapa 1 - Estudo individual

    Indique um vídeo explicativo sobre ângulos na circunferência e um texto complementar para que os alunos assistam e leiam em casa, antes da aula. Peça também para que os alunos criem um mapa conceitual com uma ideia central e pelo menos 8 subtópicos, conforme o material estudado.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e o contextualize com exemplos práticos. Pergunte aos alunos sobre o que eles aprenderam em relação ao material prévio. Registre os principais pontos levantados pelos alunos no quadro.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais que elaboraram em casa e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre o tema, como a construção de rodas de bicicleta e pontes, e como os ângulos na circunferência são importantes para essas construções.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Os alunos irão resolver problemas relacionados ao tema, utilizando os conceitos aprendidos na aula. Acompanhe os alunos e tire suas dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Avalie a compreensão dos alunos sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os conceitos aprendidos e a importância dos ângulos na circunferência.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a interação e a troca de ideias entre os alunos durante a discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos apresentados na aula.
  • Realização das atividades prévias e qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação e colaboração durante a discussão em grupo.
  • Habilidade em resolver problemas relacionados ao tema.
  • Qualidade da apresentação do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos.
  • Preparar e indicar material prévio para estudo aos alunos.
  • Auxiliar e tirar dúvidas dos alunos durante a criação do mapa conceitual e a resolução de problemas.
  • Avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula, reforçando os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo e ler o texto complementar.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e pelo menos 8 sub-ideias
  • Participar da discussão em grupo e trocar ideias sobre o tema.
  • Resolver problemas relacionados ao tema.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.