Aula sobre Anime Manga

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A cultura japonesa é muito rica e diversa, e uma das suas maiores contribuições para o mundo é a arte do Anime e do Mangá. Essas formas de arte são muito populares entre os jovens e adultos, com um grande impacto na cultura pop mundial. Nesta atividade, vamos explorar o universo do Anime e do Mangá, seus estilos, técnicas e influências.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A cultura japonesa é muito rica e diversa, e uma das suas maiores contribuições para o mundo é a arte do Anime e do Mangá. Essas formas de arte são muito populares entre os jovens e adultos, com um grande impacto na cultura pop mundial. Nesta atividade, vamos explorar o universo do Anime e do Mangá, seus estilos, técnicas e influências.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Apresente aos alunos a seguinte questão-problema: Como utilizar as técnicas de Anime e Mangá para criar uma obra de arte original e criativa? Anote os principais pontos levantados pelos alunos no quadro.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Divida a turma em grupos e peça que pesquisem sobre as técnicas de Anime e Mangá, suas características e influências. A pesquisa pode ser realizada em materiais impressos levados pelo professor ou, se for possível, utilizando a internet.

  4. Etapa 4 - Análise

    Exiba exemplos de obras de arte de Anime e Mangá e discutir suas características e técnicas utilizadas.

  5. Etapa 5 - Criação

    Cada grupo deve criar uma obra de arte original utilizando as técnicas de Anime e Mangá. Apresente alguns exemplos para que os alunos consigam se inspirar na criação da obra de arte.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar sua obra de arte e explicar as técnicas utilizadas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado por cada grupo, avaliar a atividade e a obra de arte criada pelos alunos. Aproveite para retornar os pontos abordados no início do conteúdo e anotados no quadro, para conferir o que os alunos entendiam no início e o que eles entendem após a prática.

    Exemplos práticos:

    \- Exibir trechos de animes famosos e discutir suas características e técnicas utilizadas.

    \- Pedir que os alunos criem personagens utilizando as técnicas de Anime e Mangá.

    \- Propor a criação de uma história em quadrinhos utilizando as técnicas de Anime e Mangá.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica de obras de arte.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a compreensão da cultura japonesa e sua influência na arte mundial.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e nas atividades propostas.
  • Capacidade de análise crítica das obras de arte apresentadas.
  • Criatividade e originalidade na criação de suas próprias obras de arte.

Ações do professor

  • Apresentar aos alunos a história e as características do Anime e do Mangá.
  • Exibir exemplos de obras de arte e discutir suas características.
  • Propor atividades práticas de criação de obras de arte utilizando técnicas de Anime e Mangá.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Analisar criticamente as obras de arte apresentadas.
  • Criar suas próprias obras de arte utilizando técnicas de Anime e Mangá.