Aula sobre Anime Manga

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A cultura japonesa é rica em diversas áreas, e uma delas é a produção de animação e quadrinhos, conhecidos como Anime e Mangá. Essas formas de arte se tornaram muito populares no mundo todo e influenciam a cultura pop ocidental. Nesta atividade, vamos explorar as características e técnicas dessas formas de arte, bem como sua importância na cultura japonesa e global.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A cultura japonesa é rica em diversas áreas, e uma delas é a produção de animação e quadrinhos, conhecidos como Anime e Mangá. Essas formas de arte se tornaram muito populares no mundo todo e influenciam a cultura pop ocidental. Nesta atividade, vamos explorar as características e técnicas dessas formas de arte, bem como sua importância na cultura japonesa e global.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema e divisão dos grupos

    Apresente o tema Anime & Mangá e explique suas características e técnicas. Em seguida, divide a turma em grupos de 4 alunos, dividindo também os 4 em duas duplas.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por pares

    Cada grupo cria um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Criação da história em quadrinhos ou animação

    Cada grupo cria uma história em quadrinhos ou animação utilizando as técnicas e características do Anime e Mangá.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo apresenta seu trabalho para a turma, utilizando recursos disponibilizados pelo professor, como cartolinas, lápis de cor, canetas e papel.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Cada grupo avalia o trabalho dos outros grupos conforme o modelo criado na Etapa 2.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os grupos discutem sobre as avaliações recebidas e as melhorias que podem ser feitas em seus próprios trabalhos.

  8. Etapa 8 - Avaliação final

    Realize a avaliação final dos trabalhos dos grupos, considerando os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de linguagens artísticas visuais e audiovisuais.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a compreensão da cultura japonesa e sua influência na cultura pop global.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo e cumprimento das tarefas propostas.
  • Construção de argumentos coerentes e criativos.
  • Apresentação clara e eficiente.
  • Desempenho geral do grupo na atividade.

Ações do professor

  • Apresentar aos alunos as características e técnicas do Anime e Mangá, bem como sua importância cultural.
  • Dividir a turma em grupos e orientá-los na criação do modelo de avaliação por pares.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de suas próprias histórias em quadrinhos ou animações.
  • Acompanhar o desenvolvimento das atividades e orientar os alunos quando necessário.
  • Realizar a avaliação final dos trabalhos dos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do modelo de avaliação por pares.
  • Criar uma história em quadrinhos ou animação utilizando as técnicas e características do Anime e Mangá.
  • Apresentar o trabalho para a turma de forma clara e criativa.
  • Avaliar os trabalhos dos outros grupos conforme os critérios estabelecidos.
  • Participar das discussões em grupo e colaborar com os colegas na criação dos trabalhos.