Aula sobre Anime Manga
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A cultura japonesa é rica em diversas áreas, e uma delas é a produção de animação e quadrinhos, conhecidos como Anime e Mangá. Essas formas de arte se tornaram muito populares no mundo todo e influenciam a cultura pop ocidental. Nesta atividade, vamos explorar as características e técnicas dessas formas de arte, bem como sua importância na cultura japonesa e global.
Etapa 1 - Contextualização
A cultura japonesa é rica em diversas áreas, e uma delas é a produção de animação e quadrinhos, conhecidos como Anime e Mangá. Essas formas de arte se tornaram muito populares no mundo todo e influenciam a cultura pop ocidental. Nesta atividade, vamos explorar as características e técnicas dessas formas de arte, bem como sua importância na cultura japonesa e global.Etapa 2 - Apresentação do tema e divisão dos grupos
Apresente o tema Anime & Mangá e explique suas características e técnicas. Em seguida, divide a turma em grupos de 4 alunos, dividindo também os 4 em duas duplas.Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por pares
Cada grupo cria um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.Etapa 4 - Criação da história em quadrinhos ou animação
Cada grupo cria uma história em quadrinhos ou animação utilizando as técnicas e características do Anime e Mangá.Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos
Cada grupo apresenta seu trabalho para a turma, utilizando recursos disponibilizados pelo professor, como cartolinas, lápis de cor, canetas e papel.Etapa 6 - Avaliação por pares
Cada grupo avalia o trabalho dos outros grupos conforme o modelo criado na Etapa 2.Etapa 7 - Discussão em grupo
Os grupos discutem sobre as avaliações recebidas e as melhorias que podem ser feitas em seus próprios trabalhos.Etapa 8 - Avaliação final
Realize a avaliação final dos trabalhos dos grupos, considerando os critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise de linguagens artísticas visuais e audiovisuais.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a compreensão da cultura japonesa e sua influência na cultura pop global.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo e cumprimento das tarefas propostas.
- Construção de argumentos coerentes e criativos.
- Apresentação clara e eficiente.
- Desempenho geral do grupo na atividade.
Ações do professor
- Apresentar aos alunos as características e técnicas do Anime e Mangá, bem como sua importância cultural.
- Dividir a turma em grupos e orientá-los na criação do modelo de avaliação por pares.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de suas próprias histórias em quadrinhos ou animações.
- Acompanhar o desenvolvimento das atividades e orientar os alunos quando necessário.
- Realizar a avaliação final dos trabalhos dos grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do modelo de avaliação por pares.
- Criar uma história em quadrinhos ou animação utilizando as técnicas e características do Anime e Mangá.
- Apresentar o trabalho para a turma de forma clara e criativa.
- Avaliar os trabalhos dos outros grupos conforme os critérios estabelecidos.
- Participar das discussões em grupo e colaborar com os colegas na criação dos trabalhos.