Aula sobre Anime Manga
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos, etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos, etc.), cenográficas, coreográficas, musicais, etc."
Etapa 1 - Contextualização
O anime e o mangá são formas de arte japonesa que ganharam popularidade em todo o mundo. Eles são conhecidos por seus traços distintos e estilo de narrativa único. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar o mundo do anime e do mangá, criando seu próprio modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Eles serão incentivados a analisar as diferentes formas de linguagem visual e audiovisual presentes nessas obras.Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos, etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos, etc.), cenográficas, coreográficas, musicais, etc."
Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema "Anime & Mangá" e discuta com os alunos o que eles já sabem sobre o assunto. Use imagens e exemplos para ilustrar o tema.Etapa 3 - Apresentação da Dinâmica dos 3 Qs
Apresente a dinâmica dos 3 Qs e explique como ela será utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 4 - Criação do Modelo
Os alunos são divididos em grupos e cada grupo deve criar seu próprio modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Eles devem pensar em perguntas que possam ser respondidas em cada campo, relacionadas ao tema "Anime & Mangá". Esse modelo vai ser utilizado para avaliação da atividade passada nos próximos passos.Etapa 5 - Pesquisa
Os alunos fazem uma pesquisa sobre o tema "Anime & Mangá", buscando informações sobre sua origem, história, estilos e artistas famosos. Eles podem usar livros, revistas, jornais e outros materiais impressos para realizar a pesquisa.Etapa 6 - Criação de um Personagem
Cada grupo deve criar um personagem de anime ou mangá, usando os conhecimentos adquiridos na pesquisa. Eles devem desenhar o personagem e criar uma história para ele.Etapa 7 - Apresentação
Cada grupo apresenta seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs e seu personagem para a turma. Eles devem explicar as perguntas que criaram e responder às perguntas dos colegas.Etapa 8 - Avaliação
Os alunos preenchem o modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelo grupo ao qual não pertencem, avaliando a atividade e dando o retorno para seus colegas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na criação do personagem.
- Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado.
- Habilidade de comunicação e apresentação do trabalho.
Ações do professor
- Apresentar o tema e fornecer exemplos.
- Explicar a dinâmica dos 3 Qs e orientar os alunos na criação do modelo.
- Fornecer feedback e avaliar o trabalho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e da criação do personagem.
- Trabalhar em equipe na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentar o trabalho de forma clara e objetiva.