Aula sobre Anime Manga

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O anime e o mangá são formas de arte japonesa que ganharam grande popularidade em todo o mundo. Eles são encontrados em diversas mídias, como desenhos animados, quadrinhos, jogos e até mesmo em roupas e acessórios. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar os elementos que compõem o anime e o mangá e como esses elementos se integram a outras linguagens artísticas. A metodologia utilizada será a _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, na qual os alunos terão acesso prévio ao conteúdo e, em sala de aula, irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como o anime e o mangá se integram a outras linguagens artísticas. Em seguida, mostre aos alunos um vídeo curto sobre a história do anime e do mangá.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Disponibilize previamente aos alunos um material sobre os elementos que compõem o anime e o mangá. Eles deverão ler e assistir aos conteúdos e preparar perguntas para a próxima etapa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos pequenos para discutir as perguntas que prepararam e trocar ideias sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Oriente os alunos na criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos _Que bom_, _Que pena_ e _Que tal_. Eles deverão avaliar a atividade e registrar suas impressões em cada um dos campos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template e discutir as avaliações feitas pelos alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve reflexão sobre o tema e a atividade e encerrar a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas e musicais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de avaliação dos alunos.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem colaborativo e participativo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade da criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Clareza na apresentação do template e nas avaliações feitas pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula de forma clara e objetiva.
  • Facilitar a discussão em grupo e estimular a participação de todos os alunos.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Ler e assistir aos conteúdos prévios sobre o tema.
  • Preparar perguntas para a discussão em grupo.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs e avaliar a atividade.