Aula sobre Anita Malfatti

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Anita Malfatti foi uma artista brasileira que revolucionou o cenário da arte moderna no Brasil. Suas obras foram alvo de críticas e polêmicas na época em que foram expostas, mas hoje são consideradas importantes para a história da arte brasileira. Os alunos irão explorar a vida e obra de Anita Malfatti, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. Eles irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a biografia de Anita Malfatti e contextualize sua importância para a arte brasileira. Os alunos serão convidados a compartilhar o que sabem sobre a artista.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma imagem de uma obra de Anita Malfatti. Eles deverão analisar a obra e responder às seguintes perguntas: O que vocês veem na obra? O que ela representa? Qual é a mensagem transmitida pela obra?

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos irão pesquisar sobre a vida e obra de Anita Malfatti, utilizando fontes diversas, como livros, sites e vídeos. Eles deverão encontrar informações sobre a época em que a artista viveu, as influências em sua obra e as polêmicas em torno de suas exposições.

  4. Etapa 4 - Síntese

    Os grupos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal". Eles deverão utilizar o template para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões sobre a vida e obra de Anita Malfatti.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar suas descobertas e avaliações para a turma. Medie a discussão e estimule a reflexão crítica dos alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese e reforce a importância de Anita Malfatti para a história da arte brasileira. Os alunos serão convidados a compartilhar suas impressões sobre a atividade e o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica de obras de arte.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância da arte na sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Coerência e clareza na avaliação da atividade.

Ações do professor

  • Mediar a discussão e estimular a reflexão crítica dos alunos.
  • Orientar os grupos na pesquisa e na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância de Anita Malfatti para a história da arte brasileira.

Ações do aluno

  • Analisar criticamente uma obra de arte.
  • Pesquisar sobre a vida e obra de Anita Malfatti.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões.