Aula sobre Anita Malfatti
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Os alunos irão explorar a vida e obra de Anita Malfatti, uma das artistas mais importantes do modernismo brasileiro. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada para que os alunos possam criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos. Para contextualizar o assunto, apresente imagens das obras de Anita Malfatti e fale sobre sua importância para a arte brasileira.
Etapa 1 - Apresentação do tema e da metodologia
Apresente o tema e explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares.Etapa 2 - Pesquisa sobre a vida e obra de Anita Malfatti
Os alunos se dividem em grupos e realizam pesquisas sobre a vida e obra de Anita Malfatti, utilizando fontes diversas, como livros, vídeos e sites.Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares
Cada grupo cria um template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.Etapa 4 - Apresentação dos templates de avaliação
Cada grupo apresenta seu template de avaliação para a turma.Etapa 5 - Avaliação das apresentações
Os grupos avaliam as apresentações dos outros grupos, utilizando o template criado por eles mesmos.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos discutem em grupo sobre as avaliações recebidas e as críticas construtivas.Etapa 7 - Conclusão
Conclua ressaltando a importância da análise crítica e da avaliação por pares.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e criticar construtivamente o trabalho dos colegas.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia.
- Orientar os alunos na pesquisa sobre a vida e obra de Anita Malfatti.
- Auxiliar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
- Mediar a discussão em grupo sobre as avaliações recebidas.
- Concluir a aula, ressaltando a importância da análise crítica e da avaliação por pares.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas sobre a vida e obra de Anita Malfatti.
- Criar um template de avaliação por pares.
- Apresentar o template de avaliação para a turma.
- Avaliar as apresentações dos outros grupos.
- Discutir em grupo sobre as avaliações recebidas e as críticas construtivas.