Aula sobre Anita Malfatti

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os alunos irão explorar a vida e obra de Anita Malfatti, uma das artistas mais importantes do modernismo brasileiro. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada para que os alunos possam criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos. Para contextualizar o assunto, apresente imagens das obras de Anita Malfatti e fale sobre sua importância para a arte brasileira.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e da metodologia

    Apresente o tema e explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares.

  2. Etapa 2 - Pesquisa sobre a vida e obra de Anita Malfatti

    Os alunos se dividem em grupos e realizam pesquisas sobre a vida e obra de Anita Malfatti, utilizando fontes diversas, como livros, vídeos e sites.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo cria um template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates de avaliação

    Cada grupo apresenta seu template de avaliação para a turma.

  5. Etapa 5 - Avaliação das apresentações

    Os grupos avaliam as apresentações dos outros grupos, utilizando o template criado por eles mesmos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos discutem em grupo sobre as avaliações recebidas e as críticas construtivas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua ressaltando a importância da análise crítica e da avaliação por pares.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e criticar construtivamente o trabalho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre a vida e obra de Anita Malfatti.
  • Auxiliar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Mediar a discussão em grupo sobre as avaliações recebidas.
  • Concluir a aula, ressaltando a importância da análise crítica e da avaliação por pares.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre a vida e obra de Anita Malfatti.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar o template de avaliação para a turma.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos.
  • Discutir em grupo sobre as avaliações recebidas e as críticas construtivas.