Aula sobre Anita Malfatti

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Anita Malfatti foi uma das artistas mais importantes do modernismo brasileiro. Ela teve uma grande influência na arte brasileira e foi responsável por introduzir novas técnicas e estilos na pintura brasileira. Os alunos irão aprender sobre a vida e obra de Anita Malfatti, bem como criar um jogo de cartas com perguntas e afirmações sobre a artista. A metodologia utilizada será a Gamificação, cujo objetivo é tornar o aprendizado mais divertido e engajador.

  1. Etapa 1 - Apresentação da artista

    Apresente a vida e obra de Anita Malfatti, utilizando imagens e vídeos para ilustrar a apresentação. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre a artista.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para criar o jogo de cartas.

  3. Etapa 3 - Criação das perguntas e afirmações

    Cada grupo deverá criar 8 perguntas e 8 afirmações sobre a vida e obra de Anita Malfatti. As perguntas e afirmações devem ser criativas e desafiadoras.

  4. Etapa 4 - Montagem do jogo

    Cada grupo irá montar o seu jogo de cartas, utilizando papel, canetas e outros materiais disponíveis.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Os grupos irão testar o jogo criado pelos outros grupos, jogando e respondendo às perguntas e afirmações.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre o que aprenderam sobre Anita Malfatti e sobre o processo de criação do jogo de cartas.

  7. Etapa 7 - Apresentação final

    Cada grupo irá apresentar o seu jogo de cartas e as perguntas e afirmações criadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
  • Promover o aprendizado de forma lúdica e divertida.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
  • Qualidade do jogo de cartas criado pelos grupos.
  • Participação e engajamento dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar a vida e obra de Anita Malfatti de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação das perguntas e afirmações.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Criar perguntas e afirmações criativas e desafiadoras.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.