Aula sobre Anita Malfatti
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Anita Malfatti foi uma das artistas mais importantes do modernismo brasileiro. Ela teve uma grande influência na arte brasileira e foi responsável por introduzir novas técnicas e estilos na pintura brasileira. Os alunos irão aprender sobre a vida e obra de Anita Malfatti, bem como criar um jogo de cartas com perguntas e afirmações sobre a artista. A metodologia utilizada será a Gamificação, cujo objetivo é tornar o aprendizado mais divertido e engajador.
Etapa 1 - Apresentação da artista
Apresente a vida e obra de Anita Malfatti, utilizando imagens e vídeos para ilustrar a apresentação. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre a artista.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para criar o jogo de cartas.Etapa 3 - Criação das perguntas e afirmações
Cada grupo deverá criar 8 perguntas e 8 afirmações sobre a vida e obra de Anita Malfatti. As perguntas e afirmações devem ser criativas e desafiadoras.Etapa 4 - Montagem do jogo
Cada grupo irá montar o seu jogo de cartas, utilizando papel, canetas e outros materiais disponíveis.Etapa 5 - Teste do jogo
Os grupos irão testar o jogo criado pelos outros grupos, jogando e respondendo às perguntas e afirmações.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre o que aprenderam sobre Anita Malfatti e sobre o processo de criação do jogo de cartas.Etapa 7 - Apresentação final
Cada grupo irá apresentar o seu jogo de cartas e as perguntas e afirmações criadas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
- Promover o aprendizado de forma lúdica e divertida.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
- Qualidade do jogo de cartas criado pelos grupos.
- Participação e engajamento dos alunos durante a atividade.
Ações do professor
- Apresentar a vida e obra de Anita Malfatti de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação das perguntas e afirmações.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade.
- Criar perguntas e afirmações criativas e desafiadoras.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.