Aula sobre Anita Malfatti

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Anita Malfatti foi uma das artistas mais importantes do modernismo brasileiro. Ela é conhecida por suas obras que misturam elementos do expressionismo e do cubismo, e por ser uma das pioneiras em trazer essas tendências para o Brasil. Os alunos irão conhecer a vida e obra de Anita Malfatti, e irão desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação através da metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC). O objetivo é que os alunos aprendam a analisar e interpretar obras de arte, e que sejam capazes de defender suas opiniões de forma clara e fundamentada.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a artista Anita Malfatti, suas principais obras e sua importância para o modernismo brasileiro. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas impressões sobre a artista.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e público.

  3. Etapa 3 - Preparação

    Cada grupo irá se reunir para preparar seus argumentos. O grupo defensor irá preparar argumentos que defendam a importância da obra de Anita Malfatti para o modernismo brasileiro. O grupo opositor irá preparar argumentos que questionem a qualidade da obra de Anita Malfatti. A banca julgadora irá preparar critérios de avaliação para as apresentações.

  4. Etapa 4 - Apresentações

    Cada grupo irá apresentar seus argumentos para a banca julgadora e para o público. As apresentações devem ser feitas de forma clara e objetiva, e devem ser baseadas em fatos e informações concretas.

  5. Etapa 5 - Debate

    Após as apresentações, a banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados pelos grupos e irá escolher um vencedor. Em seguida, haverá um debate aberto entre os alunos, em que eles poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão, destacando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem explorando a obra de Anita Malfatti.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação.
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos.
  • Promover o conhecimento sobre a arte brasileira e sua importância para a cultura do país.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados.
  • Uso de informações concretas e fatos para embasar os argumentos.
  • Habilidade de argumentação e persuasão.
  • Participação ativa e respeito às opiniões dos colegas.
  • Criatividade e originalidade na apresentação dos argumentos.

Ações do professor

  • Apresentar a artista e sua obra de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na preparação dos argumentos.
  • Estimular a participação ativa e o respeito às opiniões dos colegas.
  • Avaliar as apresentações e escolher a banca vencedora.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e incentivar os alunos a continuarem explorando o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões e apresentações.
  • Preparar argumentos claros e objetivos.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.
  • Ser criativo e original na apresentação dos argumentos.
  • Fazer perguntas e comentários relevantes durante o debate.