Aula sobre Anita Malfatti
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Anita Malfatti foi uma das artistas mais importantes do Modernismo brasileiro. Ela foi responsável por introduzir novas técnicas e estilos de arte no país, como o expressionismo e o cubismo. Os alunos irão aprender sobre a vida e obra de Anita Malfatti, bem como sobre o contexto histórico e cultural em que ela viveu. Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Envie previamente para os alunos, textos e vídeos explicando a importância das obras de Anita Malfatti e contextualize sua importância no Modernismo brasileiro.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos irão realizar uma pesquisa sobre a vida e obra de Anita Malfatti. Eles poderão utilizar livros, revistas, sites e outros recursos para coletar informações sobre a artista.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações que coletaram sobre Anita Malfatti. Eles deverão compartilhar suas descobertas e opiniões sobre a artista.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão utilizar as informações que coletaram sobre Anita Malfatti para preencher o template.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Os alunos irão apresentar seus templates para a turma. Eles deverão explicar suas escolhas e justificar suas opiniões sobre a vida e obra de Anita Malfatti.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir novamente em grupos para discutir as apresentações dos colegas. Eles deverão expressar suas opiniões e debater sobre as diferentes visões apresentadas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância de conhecer e valorizar a cultura brasileira.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Promover a reflexão crítica sobre a cultura brasileira e sua importância para a formação dos estudantes.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
- Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs com informações relevantes sobre Anita Malfatti.
- Apresentação clara e objetiva do template.
- Participação construtiva na discussão em grupo.
- Reflexão crítica sobre a cultura brasileira.
Ações do professor
- Apresentar a artista Anita Malfatti e contextualizar sua importância no Modernismo brasileiro.
- Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Estimular a reflexão crítica sobre a cultura brasileira.
- Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Mediar a discussão em grupo.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre a vida e obra de Anita Malfatti.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com informações relevantes sobre Anita Malfatti.
- Apresentar o template de forma clara e objetiva.
- Participar construtivamente da discussão em grupo.