Aula sobre Anita Malfatti

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Anita Malfatti foi uma das artistas mais importantes do Modernismo brasileiro. Ela foi responsável por introduzir novas técnicas e estilos de arte no país, como o expressionismo e o cubismo. Os alunos irão aprender sobre a vida e obra de Anita Malfatti, bem como sobre o contexto histórico e cultural em que ela viveu. Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Envie previamente para os alunos, textos e vídeos explicando a importância das obras de Anita Malfatti e contextualize sua importância no Modernismo brasileiro.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão realizar uma pesquisa sobre a vida e obra de Anita Malfatti. Eles poderão utilizar livros, revistas, sites e outros recursos para coletar informações sobre a artista.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações que coletaram sobre Anita Malfatti. Eles deverão compartilhar suas descobertas e opiniões sobre a artista.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão utilizar as informações que coletaram sobre Anita Malfatti para preencher o template.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Os alunos irão apresentar seus templates para a turma. Eles deverão explicar suas escolhas e justificar suas opiniões sobre a vida e obra de Anita Malfatti.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir novamente em grupos para discutir as apresentações dos colegas. Eles deverão expressar suas opiniões e debater sobre as diferentes visões apresentadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância de conhecer e valorizar a cultura brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão crítica sobre a cultura brasileira e sua importância para a formação dos estudantes.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
  • Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs com informações relevantes sobre Anita Malfatti.
  • Apresentação clara e objetiva do template.
  • Participação construtiva na discussão em grupo.
  • Reflexão crítica sobre a cultura brasileira.

Ações do professor

  • Apresentar a artista Anita Malfatti e contextualizar sua importância no Modernismo brasileiro.
  • Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a cultura brasileira.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Mediar a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre a vida e obra de Anita Malfatti.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com informações relevantes sobre Anita Malfatti.
  • Apresentar o template de forma clara e objetiva.
  • Participar construtivamente da discussão em grupo.