Anos JK
Juscelino Kubitschek foi presidente do nosso país de 1956 a 1961. Ele tinha um plano ousado para seu governo e foi o chefe de governo que construiu a atual capital do nosso país, Brasília.
Vamos conhecer mais um pouco sobre JK nessa aula de História. Acompanhe o vídeo e bons estudos!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Com o Plano de Metas e outras ações de seu governo, Juscelino Kubitschek conseguiu um rápido crescimento econômico. Sobre as consequências de seu governo é certo afirmar:
Atividade completaA)
Provocou um aumento das desigualdades sociais e da dívida externa.B) Houve o aumento da inflação, mas isso não afetou a população brasileira.
C) O grande feito de sua administração foi terminar a construção de Brasília, iniciada no governo de Getúlio Vargas.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Gamificação:
Os anos JK foram um período de grande transformação no Brasil, marcado pela construção de Brasília, pela industrialização e modernização do país. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais, além de criar um mapa de registro de um jogo sobre os anos JK, desenvolvendo habilidades de pesquisa, análise e síntese.Atividade completa4. Aprendizagem Baseada em Problemas:
Os anos JK foram um período de grande transformação no Brasil, marcado pela construção de Brasília, pela industrialização e modernização do país. Nesta aula, os alunos irão explorar as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais.Atividade completa5. Aprendizagem Entre Pares:
Os anos JK foram um período de grande desenvolvimento econômico e social no Brasil, marcado pela construção de Brasília e pela implementação de políticas de industrialização e modernização do país. No entanto, esse período também foi marcado por desigualdades regionais e sociais, além de conflitos políticos e sociais. Esta aula tem o objetivo de desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever e analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais.".Atividade completa6. Rotação por estações:
Os anos JK foram um período de grande transformação no Brasil, marcado pela construção de Brasília, pela industrialização e modernização do país. Nesta aula, os alunos irão explorar as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais. Esta aula tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever e analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais."Atividade completa7. Estudo de Caso:
A aula sobre “Anos JK” apresenta aos alunos a história do Brasil entre 1946 e 1964, período em que o país passou por grandes transformações urbanas e sociais. O tema será trabalhado por meio da metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos irão identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e apresentar soluções. A atividade final será a criação de um infográfico para disseminação das informações obtidas. É importante destacar que o período dos “Anos JK” é fundamental para entendermos a história do Brasil e suas consequências até os dias atuais.Atividade completa8. Aprendizagem Baseada em Projetos:
A aula sobre “Anos JK” apresenta aos alunos as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964, além de destacar a produção das desigualdades regionais e sociais. É importante contextualizar o período histórico, destacando a importância do presidente Juscelino Kubitschek e seu plano de metas para o desenvolvimento do país. É possível apresentar exemplos práticos como a construção de Brasília e a instalação de indústrias no país. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: