Aula sobre Anos Jk

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Os anos JK foram um período de grande transformação no Brasil, marcado pela construção de Brasília, pela industrialização e modernização do país. Nesta aula, os alunos irão explorar as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente aos alunos o tema da aula e propor a seguinte questão: "Como as transformações urbanas dos anos JK impactaram a cultura brasileira e a produção das desigualdades regionais e sociais?".

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Os alunos, em grupos, irão discutir e gerar alternativas para a questão-problema apresentada pelo professor.

  3. Etapa 3 - Seleção de Alternativas

    Os grupos irão selecionar as alternativas mais viáveis para a solução do problema.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento da Solução

    Os grupos irão desenvolver a solução escolhida para o problema.

  5. Etapa 5 - Apresentação das Soluções

    Os grupos irão apresentar suas soluções para a turma.

  6. Etapa 6 - Criação do Diário de Bordo

    Os grupos irão criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor irá avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas;
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Estimular a capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema;
  • Desenvolver a capacidade de comunicação e apresentação dos alunos;
  • Estimular a capacidade de registro e organização das ideias;

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão do problema;
  • Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema;
  • Criatividade na geração de alternativas e soluções.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e a questão-problema.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão.
  • Registrar as ideias e contribuições dos grupos.
  • Orientar os grupos em cada uma das etapas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Registrar suas ideias e contribuições.
  • Discutir e gerar alternativas em grupo.
  • Desenvolver e apresentar a solução escolhida em grupo.
  • Criar o diário de bordo em grupo.
  • Receber e refletir sobre a avaliação do professor.