Aula sobre Anos Jk
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
Os anos JK foram um período de grande transformação no Brasil, marcado pela construção de Brasília, pela industrialização e modernização do país. Nesta aula, os alunos irão explorar as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais.
Etapa 1 - Problematização
Apresente aos alunos o tema da aula e propor a seguinte questão: "Como as transformações urbanas dos anos JK impactaram a cultura brasileira e a produção das desigualdades regionais e sociais?".Etapa 2 - Geração de Alternativas
Os alunos, em grupos, irão discutir e gerar alternativas para a questão-problema apresentada pelo professor.Etapa 3 - Seleção de Alternativas
Os grupos irão selecionar as alternativas mais viáveis para a solução do problema.Etapa 4 - Desenvolvimento da Solução
Os grupos irão desenvolver a solução escolhida para o problema.Etapa 5 - Apresentação das Soluções
Os grupos irão apresentar suas soluções para a turma.Etapa 6 - Criação do Diário de Bordo
Os grupos irão criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.Etapa 7 - Avaliação
O professor irá avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas;
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
- Estimular a capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema;
- Desenvolver a capacidade de comunicação e apresentação dos alunos;
- Estimular a capacidade de registro e organização das ideias;
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão do problema;
- Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema;
- Criatividade na geração de alternativas e soluções.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e a questão-problema.
- Estimular a participação dos alunos na discussão.
- Registrar as ideias e contribuições dos grupos.
- Orientar os grupos em cada uma das etapas.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Registrar suas ideias e contribuições.
- Discutir e gerar alternativas em grupo.
- Desenvolver e apresentar a solução escolhida em grupo.
- Criar o diário de bordo em grupo.
- Receber e refletir sobre a avaliação do professor.