Aula sobre Anos Jk
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A aula sobre “Anos JK” apresenta aos alunos as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964, além de destacar a produção das desigualdades regionais e sociais. É importante contextualizar o período histórico, destacando a importância do presidente Juscelino Kubitschek e seu plano de metas para o desenvolvimento do país. É possível apresentar exemplos práticos como a construção de Brasília e a instalação de indústrias no país. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares.
Etapa 1 - Apresentação do tema e contextualização
Apresente o tema e contextualize o período histórico, destacando a importância do presidente Juscelino Kubitschek e seu plano de metas para o desenvolvimento do país. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.Etapa 2 - Formação dos grupos e definição dos temas
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá um tema relacionado aos anos JK para desenvolver um projeto.Etapa 3 - Pesquisa e elaboração do projeto
Os grupos realizarão pesquisas sobre seus temas e elaborarão projetos que contenham informações sobre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares
Os alunos criarão um template de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Cada critério será preenchido com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 5 - Apresentação dos projetos e avaliação por pares
Cada grupo apresentará seu projeto para a turma e receberá a avaliação dos outros grupos utilizando o template criado na etapa anterior.Etapa 6 - Reflexão e conclusão
Os alunos farão uma reflexão sobre o processo de aprendizagem e a importância da Aprendizagem Baseada em Projetos para o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, pesquisa e comunicação. Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em “escrever e analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais.”
- Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo
- Construção dos argumentos
- Apresentação e comunicação
- Desempenho geral
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o período histórico.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na escolha dos temas.
- Acompanhar o processo de pesquisa e elaboração dos projetos.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
- Conduzir a apresentação dos projetos e a avaliação por pares.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas sobre os temas escolhidos.
- Elaborar projetos que contenham informações sobre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais.
- Criar um template de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.
- Apresentar os projetos para a turma.
- Avaliar os projetos dos outros grupos utilizando o template criado.