Aula sobre Anos Jk

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os anos JK foram um período de grande desenvolvimento econômico e social no Brasil, marcado pela construção de Brasília e pela implementação de políticas de industrialização e modernização do país. No entanto, esse período também foi marcado por desigualdades regionais e sociais, além de conflitos políticos e sociais. Esta aula tem o objetivo de desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever e analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais.".

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o período dos anos JK e apresentando o objetivo da aula. Em seguida, divida os alunos em duplas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada dupla recebe uma lista de perguntas sobre o tema da aula e deve pesquisar as respostas em livros didáticos, enciclopédias ou outros materiais analógicos disponíveis na sala de aula.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    As duplas discutem as respostas encontradas e elaboram um template de avaliação por pares, contendo os seguintes critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Cada um dos critérios deve ser preenchido com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os alunos apresentam suas respostas e seu template de avaliação para os demais grupos. Durante as apresentações, os alunos devem preencher o template de avaliação do grupo apresentador.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    As duplas avaliam umas às outras, preenchendo o template de avaliação com notas de 1 a 5 para cada critério.

  6. Etapa 6 - Discussão em sala

    Conduza uma discussão em sala de aula sobre as respostas apresentadas e as avaliações feitas pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de informações.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema da aula.
  • Dividir os alunos em duplas.
  • Conduzir a discussão em sala de aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar as respostas para as perguntas propostas.
  • Discutir as respostas em dupla.
  • Elaborar um template de avaliação por pares.