Aula sobre Anos Jk

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A aula sobre “Anos JK” apresenta aos alunos a história do Brasil entre 1946 e 1964, período em que o país passou por grandes transformações urbanas e sociais. O tema será trabalhado por meio da metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos irão identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e apresentar soluções. A atividade final será a criação de um infográfico para disseminação das informações obtidas. É importante destacar que o período dos “Anos JK” é fundamental para entendermos a história do Brasil e suas consequências até os dias atuais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema “Anos JK” e explique a metodologia Estudo de Caso. Faça uma roda de conversa para os alunos poderem compartilhar o que sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Separação dos grupos e escolha do tema

    Os alunos serão organizados em grupos e terão a tarefa de selecionar um tema relacionado aos “Anos JK” para apresentar. Eles têm a opção de realizar pesquisas sobre diversos aspectos desse período, como a política da época, o desenvolvimento econômico, o impacto dos Planos e Metas e muito mais.

  3. Etapa 3 - Identificação de um problema

    Os grupos deverão definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao tema escolhido.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os alunos deverão realizar pesquisas em livros, internet e entrevistas com pessoas reais para coletar informações sobre o problema identificado.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos deverão analisar o contexto do problema identificado, buscando entender as causas e possíveis soluções.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os alunos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, buscando entender as diferenças e semelhanças.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Os grupos deverão apresentar soluções para o problema identificado e criar um infográfico contendo lacunas a serem preenchidas. Esse material deve servir de apoio ao estudo de caso realizado pelos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em buscar informações em diferentes fontes e analisá-las criticamente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
  • Coleta e análise crítica de informações.
  • Apresentação clara e objetiva das soluções encontradas.
  • Criatividade e qualidade do infográfico produzido.
  • Uso correto da metodologia Estudo de Caso.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Estudo de Caso e as etapas da atividade.
  • Orientar os alunos na busca de informações e análise crítica dos dados coletados.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Estimular a criatividade e a qualidade do infográfico produzido.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Buscar informações em diferentes fontes e analisá-las criticamente.
  • Apresentar soluções criativas e objetivas para o problema identificado.
  • Produzir um infográfico de qualidade e com informações relevantes.
  • Colaborar com os demais membros do grupo e respeitar as opiniões dos colegas.