Aula sobre Anos Jk

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os anos JK foram um período de grande transformação no Brasil, marcado pela construção de Brasília, pela industrialização e modernização do país. Nesta aula, os alunos irão explorar as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais. Esta aula tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever e analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais."

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize os anos JK, destacando a importância deste período para a história do Brasil.

  2. Etapa 2 - Estação 1: Leitura e análise de texto

    Os alunos irão ler um texto sobre as transformações urbanas ocorridas nos anos JK e responder a algumas perguntas sobre o conteúdo. Disponibilize o texto impresso e as perguntas em folhas de papel.

  3. Etapa 3 - Estação 2: Debate em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos e discutir sobre os impactos das transformações urbanas na cultura brasileira e na produção das desigualdades regionais e sociais. Disponibilize cartolinas e canetas para que os alunos possam registrar as principais ideias do debate.

  4. Etapa 4 - Estação 3: Jogo de perguntas e respostas

    Os alunos irão jogar um jogo de perguntas e respostas sobre os anos JK. Prepare as perguntas e respostas em cartões de papel.

  5. Etapa 5 - Estação 4: Produção de um template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Disponibilize folhas de papel e canetas para que os alunos possam criar o template.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Os grupos irão apresentar as principais ideias do debate e os alunos irão compartilhar suas opiniões sobre as transformações urbanas ocorridas nos anos JK. Disponibilize um quadro para que os alunos possam registrar as principais ideias.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese da aula e destacar a importância dos anos JK para a história do Brasil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura e análise de texto.
  • Estimular o debate em grupo e a troca de ideias.
  • Desenvolver a habilidade de produção de um template de Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Capacidade de análise e síntese das informações.
  • Qualidade da produção do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar os anos JK.
  • Preparar as atividades e disponibilizar os materiais necessários.
  • Estimular o debate em grupo e a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Ler e analisar o texto sobre as transformações urbanas nos anos JK.
  • Participar do debate em grupo e registrar as principais ideias.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.