Aula sobre Antonimos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Antônimos são palavras que possuem significados opostos. Eles são muito importantes na língua portuguesa, por ajudarem a enriquecer o vocabulário e a entender melhor o sentido das palavras. Nesta aula, trabalharemos com antônimos de forma lúdica e participativa. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um diário de bordo com campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, realizado em grupo. Ao final da aula, os alunos terão desenvolvido a habilidade de analisar as diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o conceito de antônimos e dê alguns exemplos para a turma. Em seguida, proponha um desafio para os alunos: em grupos, eles deverão criar uma lista de antônimos relacionados a um tema escolhido pelo professor (exemplo: antônimos relacionados à natureza, antônimos relacionados à escola, entre outros).

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Cada grupo irá apresentar a sua lista de antônimos e explicar o porquê de cada palavra estar relacionada ao tema escolhido. Incentive a participação de todos os alunos na discussão.

  3. Etapa 3 - Problematização

    Apresente uma situação-problema para os alunos, que deverão resolver em grupo. A situação pode ser uma história ou um trecho de texto que apresente palavras com significados opostos. Os alunos deverão identificar os antônimos presentes na situação-problema.

  4. Etapa 4 - Geração de Alternativas

    Cada grupo irá criar um diário de bordo com campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Eles deverão registrar a situação-problema, listar os antônimos encontrados e criar alternativas para solucionar o problema apresentado.

  5. Etapa 5 - Apresentação das soluções

    Cada grupo irá apresentar a sua solução para a situação-problema e justificar a escolha dos antônimos. Avalie a participação dos alunos na atividade e o uso correto dos antônimos.

  6. Etapa 6 - Fixação

    Proponha uma atividade individual para fixação do conteúdo. Cada aluno deverá criar uma lista de antônimos relacionados a um tema de sua escolha e apresentar para a turma.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e reforce a importância do uso correto dos antônimos na língua portuguesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de identificar antônimos em situações-problema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Participação dos alunos na criação do diário de bordo.
  • Uso correto dos antônimos na solução da situação-problema.
  • Criatividade na apresentação das soluções.
  • Uso correto dos antônimos na atividade individual.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.
  • Avaliar a participação dos alunos durante a aula.
  • Corrigir os erros cometidos pelos alunos no uso dos antônimos.
  • Estimular a criatividade na apresentação das soluções.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar alternativas criativas para solucionar a situação-problema.
  • Utilizar corretamente os antônimos.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Apresentar de forma clara e objetiva as soluções criadas em grupo.