Aula sobre Antonimos
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
Antônimos são palavras que possuem significados opostos. Eles são muito importantes na língua portuguesa, por ajudarem a enriquecer o vocabulário e a entender melhor o sentido das palavras. Nesta aula, trabalharemos com antônimos de forma lúdica e participativa. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um diário de bordo com campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, realizado em grupo. Ao final da aula, os alunos terão desenvolvido a habilidade de analisar as diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o conceito de antônimos e dê alguns exemplos para a turma. Em seguida, proponha um desafio para os alunos: em grupos, eles deverão criar uma lista de antônimos relacionados a um tema escolhido pelo professor (exemplo: antônimos relacionados à natureza, antônimos relacionados à escola, entre outros).Etapa 2 - Discussão em grupo
Cada grupo irá apresentar a sua lista de antônimos e explicar o porquê de cada palavra estar relacionada ao tema escolhido. Incentive a participação de todos os alunos na discussão.Etapa 3 - Problematização
Apresente uma situação-problema para os alunos, que deverão resolver em grupo. A situação pode ser uma história ou um trecho de texto que apresente palavras com significados opostos. Os alunos deverão identificar os antônimos presentes na situação-problema.Etapa 4 - Geração de Alternativas
Cada grupo irá criar um diário de bordo com campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Eles deverão registrar a situação-problema, listar os antônimos encontrados e criar alternativas para solucionar o problema apresentado.Etapa 5 - Apresentação das soluções
Cada grupo irá apresentar a sua solução para a situação-problema e justificar a escolha dos antônimos. Avalie a participação dos alunos na atividade e o uso correto dos antônimos.Etapa 6 - Fixação
Proponha uma atividade individual para fixação do conteúdo. Cada aluno deverá criar uma lista de antônimos relacionados a um tema de sua escolha e apresentar para a turma.Etapa 7 - Encerramento
Faça um breve resumo da aula e reforce a importância do uso correto dos antônimos na língua portuguesa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de identificar antônimos em situações-problema.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
- Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na discussão em grupo.
- Participação dos alunos na criação do diário de bordo.
- Uso correto dos antônimos na solução da situação-problema.
- Criatividade na apresentação das soluções.
- Uso correto dos antônimos na atividade individual.
Ações do professor
- Incentivar a participação ativa dos alunos.
- Fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.
- Avaliar a participação dos alunos durante a aula.
- Corrigir os erros cometidos pelos alunos no uso dos antônimos.
- Estimular a criatividade na apresentação das soluções.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar alternativas criativas para solucionar a situação-problema.
- Utilizar corretamente os antônimos.
- Colaborar com os colegas de grupo.
- Apresentar de forma clara e objetiva as soluções criadas em grupo.