Aula sobre Antonimos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Antônimos são palavras que possuem significados opostos. Eles são muito importantes para a comunicação e compreensão de textos. Saber identificar antônimos ajuda a melhorar a compreensão do significado das palavras e a evitar mal-entendidos. Nesta aula, trabalharemos com a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em uma sequência de etapas para solucionar um problema de forma criativa e colaborativa. Os alunos serão desafiados a desenvolver um template de Design Sprint, com 5 etapas (entender, esboçar, decidir, prototipar, testar), para analisar diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.

  1. Etapa 1 - Apresentação do conceito de antônimos

    Apresente aos alunos o conceito de antônimos e dê exemplos práticos de palavras que possuem significados opostos. Após, convide os alunos a pensar em outros exemplos.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Dividida os alunos em grupos e entregue a cada grupo uma série sinonímica de palavras para analisarem e identificarem os antônimos.

  3. Etapa 3 - Entender

    Os alunos irão compreender o problema e identificar as palavras que precisam ser analisadas.

  4. Etapa 4 - Esboçar

    Os alunos irão fazer um brainstorm de ideias de como analisar as palavras e identificar os antônimos.

  5. Etapa 5 - Decidir

    Os alunos irão votar nas melhores ideias e escolher a melhor forma de analisar as palavras.

  6. Etapa 6 - Prototipar

    Os alunos irão criar um template de Design Sprint com as etapas definidas pelos grupos e aplicá-lo na análise da série sinonímica de palavras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.
  • Promover a criatividade e colaboração entre os alunos.
  • Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade do template de Design Sprint criado pelos grupos.
  • Identificação correta dos antônimos nas séries sinonímicas de palavras.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de antônimos e dar exemplos práticos.
  • Dividir os alunos em grupos e fornecer as séries sinonímicas de palavras para análise.
  • Auxiliar os alunos na criação do template de Design Sprint.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Identificar os antônimos nas séries sinonímicas de palavras.
  • Criar um template de Design Sprint com as etapas definidas pelo grupo.