Aula sobre Antonimos
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Antônimos são palavras que possuem significados opostos, como quente e frio, alto e baixo, alegre e triste, entre outros. É importante que os alunos conheçam e saibam utilizar antônimos para melhorar a comunicação e a compreensão de diferentes textos. Nesta aula, será aplicada a metodologia Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem para desenvolver o tema, com os campos de Check-in e Check-out.
Etapa 1 - Aquecimento
Inicie a aula questionando os alunos sobre o que são antônimos e como eles podem ser utilizados na comunicação diária. Em seguida, apresente alguns exemplos de antônimos e peça que os alunos encontrem outros exemplos no dicionário.Etapa 2 - Explicação
Explique aos alunos como identificar antônimos em textos e como utilizá-los para compreender melhor a mensagem transmitida. Mostre diferentes exemplos de antônimos em textos curtos, como frases e pequenos trechos de histórias.Etapa 3 - Criação do template de registro de aprendizagem
Os alunos criarão um template de registro de aprendizagem em grupos, contendo os campos de Check-in e Check-out. O Check-in será utilizado para registrar o que o aluno sabe sobre o tema antes de iniciar a atividade e o Check-out para registrar o que aprendeu após a atividade. O template também poderá conter espaço para anotações e exemplos de antônimos.Etapa 4 - Exercícios práticos
Os alunos realizarão exercícios práticos em duplas ou trios, em que deverão encontrar antônimos em diferentes textos e utilizá-los para responder perguntas sobre o conteúdo. Professor, disponibilize diferentes tipos de textos, como poesias, músicas e trechos de livros.Etapa 5 - Apresentação e discussão
Os alunos apresentarão seus templates de registro de aprendizagem e discutirão em grupo sobre as principais dificuldades encontradas durante a atividade. Apresente alguns exemplos de antônimos mais complexos e debata sobre o uso adequado dessas palavras.Etapa 6 - Encerramento
Finalize a aula resumindo os principais pontos abordados e incentive os alunos a continuarem praticando a identificação e uso de antônimos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise de diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.
- Estimular a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos.
- Incentivar a criação de estratégias para o registro e acompanhamento da aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Identificação correta de antônimos em diferentes textos.
- Utilização adequada dos antônimos em exercícios práticos.
- Participação ativa na criação do template de registro de aprendizagem.
- Participação nas discussões em grupo.
- Avaliação do professor sobre o desempenho dos alunos durante a aula.
Ações do professor
- Preparar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Estimular a interação entre os alunos e o professor.
- Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
- Propor exercícios práticos para avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.
- Fazer a avaliação dos alunos e fornecer feedbacks sobre o desempenho de cada um.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.
- Criar o template de registro de aprendizagem e utilizá-lo adequadamente.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Realizar os exercícios práticos propostos pelo professor.
- Participar das discussões em grupo e compartilhar conhecimentos com os colegas.