Aula sobre Antonimos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Antônimos são palavras que possuem significados opostos, como quente e frio, alto e baixo, alegre e triste, entre outros. É importante que os alunos conheçam e saibam utilizar antônimos para melhorar a comunicação e a compreensão de diferentes textos. Nesta aula, será aplicada a metodologia Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem para desenvolver o tema, com os campos de Check-in e Check-out.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie a aula questionando os alunos sobre o que são antônimos e como eles podem ser utilizados na comunicação diária. Em seguida, apresente alguns exemplos de antônimos e peça que os alunos encontrem outros exemplos no dicionário.

  2. Etapa 2 - Explicação

    Explique aos alunos como identificar antônimos em textos e como utilizá-los para compreender melhor a mensagem transmitida. Mostre diferentes exemplos de antônimos em textos curtos, como frases e pequenos trechos de histórias.

  3. Etapa 3 - Criação do template de registro de aprendizagem

    Os alunos criarão um template de registro de aprendizagem em grupos, contendo os campos de Check-in e Check-out. O Check-in será utilizado para registrar o que o aluno sabe sobre o tema antes de iniciar a atividade e o Check-out para registrar o que aprendeu após a atividade. O template também poderá conter espaço para anotações e exemplos de antônimos.

  4. Etapa 4 - Exercícios práticos

    Os alunos realizarão exercícios práticos em duplas ou trios, em que deverão encontrar antônimos em diferentes textos e utilizá-los para responder perguntas sobre o conteúdo. Professor, disponibilize diferentes tipos de textos, como poesias, músicas e trechos de livros.

  5. Etapa 5 - Apresentação e discussão

    Os alunos apresentarão seus templates de registro de aprendizagem e discutirão em grupo sobre as principais dificuldades encontradas durante a atividade. Apresente alguns exemplos de antônimos mais complexos e debata sobre o uso adequado dessas palavras.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Finalize a aula resumindo os principais pontos abordados e incentive os alunos a continuarem praticando a identificação e uso de antônimos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.
  • Estimular a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos.
  • Incentivar a criação de estratégias para o registro e acompanhamento da aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de antônimos em diferentes textos.
  • Utilização adequada dos antônimos em exercícios práticos.
  • Participação ativa na criação do template de registro de aprendizagem.
  • Participação nas discussões em grupo.
  • Avaliação do professor sobre o desempenho dos alunos durante a aula.

Ações do professor

  • Preparar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a interação entre os alunos e o professor.
  • Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
  • Propor exercícios práticos para avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.
  • Fazer a avaliação dos alunos e fornecer feedbacks sobre o desempenho de cada um.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.
  • Criar o template de registro de aprendizagem e utilizá-lo adequadamente.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Realizar os exercícios práticos propostos pelo professor.
  • Participar das discussões em grupo e compartilhar conhecimentos com os colegas.