Aula sobre Antonimos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Antônimos são palavras que possuem significados opostos. Eles são muito utilizados na língua portuguesa, seja na literatura ou nas conversas cotidianas. Por exemplo, “bom” e “mau”, “pequeno” e “grande”, “claro” e “escuro”, entre outros. É importante que os alunos compreendam o significado dessas palavras e pratiquem a identificação dos antônimos para desenvolver sua habilidade de análise de diferenças de sentido entre palavras. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para explorar o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Antes da aula, o professor enviará um vídeo explicando o conceito de antônimo e sua aplicação no cotidiano. Os alunos deverão assistir e anotar as principais informações.

  2. Etapa 2 - Divisão do grupos

    Na sala de aula, divida a turma em grupos e fornecerá uma lista de palavras para cada grupo encontrar seus respectivos antônimos. Cada grupo apresentará seus antônimos e o professor fará uma revisão dos conceitos.

  3. Etapa 3 - Apresentação da ideia central

    Os alunos criam um mapa conceitual com a ideia central “Antônimos” e 8 sub-ideias, contendo 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O professor deve orientar e auxiliar na construção dos mapas.

  4. Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais

    Os alunos apresentam seus mapas conceituais e explicam como organizaram as informações.

  5. Etapa 5 - Aplicação do conhecimento

    Aplique uma atividade prática de associação entre antônimos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Para finalizar, os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.
  • Estimular a criatividade e a organização dos alunos na construção de mapas conceituais.
  • Fomentar a colaboração entre os alunos na busca pelos antônimos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos antônimos.
  • Organização e clareza do mapa conceitual.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Desempenho na atividade prática de associação entre antônimos.
  • Reflexão sobre a aplicação do conhecimento adquirido no cotidiano.

Ações do professor

  • Preparar o vídeo explicativo sobre o conceito de antônimo.
  • Dividir a turma em grupos e fornecer a lista de palavras para encontrar os antônimos.
  • Auxiliar na construção dos mapas conceituais.
  • Aplicar a atividade prática de associação entre antônimos.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre a aplicação do conhecimento.

Ações do aluno

  • Assistir e anotar as informações do vídeo explicativo.
  • Buscar os antônimos das palavras fornecidas em grupo.
  • Criar e apresentar o mapa conceitual.
  • Participar da atividade prática de associação entre antônimos.
  • Refletir sobre a aplicação do conhecimento adquirido.