Aula sobre Antonimos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Antônimos são palavras que possuem significados opostos. Eles são muito utilizados na língua portuguesa, seja na literatura ou nas conversas cotidianas. Por exemplo, “bom” e “mau”, “pequeno” e “grande”, “claro” e “escuro”, entre outros. É importante que os alunos compreendam o significado dessas palavras e pratiquem a identificação dos antônimos para desenvolver sua habilidade de análise de diferenças de sentido entre palavras. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para explorar o tema.
Etapa 1 - Introdução
Antes da aula, o professor enviará um vídeo explicando o conceito de antônimo e sua aplicação no cotidiano. Os alunos deverão assistir e anotar as principais informações.Etapa 2 - Divisão do grupos
Na sala de aula, divida a turma em grupos e fornecerá uma lista de palavras para cada grupo encontrar seus respectivos antônimos. Cada grupo apresentará seus antônimos e o professor fará uma revisão dos conceitos.Etapa 3 - Apresentação da ideia central
Os alunos criam um mapa conceitual com a ideia central “Antônimos” e 8 sub-ideias, contendo 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O professor deve orientar e auxiliar na construção dos mapas.Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais
Os alunos apresentam seus mapas conceituais e explicam como organizaram as informações.Etapa 5 - Aplicação do conhecimento
Aplique uma atividade prática de associação entre antônimos.Etapa 6 - Conclusão
Para finalizar, os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em seu cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise de diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.
- Estimular a criatividade e a organização dos alunos na construção de mapas conceituais.
- Fomentar a colaboração entre os alunos na busca pelos antônimos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos antônimos.
- Organização e clareza do mapa conceitual.
- Participação e colaboração em grupo.
- Desempenho na atividade prática de associação entre antônimos.
- Reflexão sobre a aplicação do conhecimento adquirido no cotidiano.
Ações do professor
- Preparar o vídeo explicativo sobre o conceito de antônimo.
- Dividir a turma em grupos e fornecer a lista de palavras para encontrar os antônimos.
- Auxiliar na construção dos mapas conceituais.
- Aplicar a atividade prática de associação entre antônimos.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre a aplicação do conhecimento.
Ações do aluno
- Assistir e anotar as informações do vídeo explicativo.
- Buscar os antônimos das palavras fornecidas em grupo.
- Criar e apresentar o mapa conceitual.
- Participar da atividade prática de associação entre antônimos.
- Refletir sobre a aplicação do conhecimento adquirido.