Aula sobre Aplicacoes Da Conducao Termica

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Vamos aprender sobre as aplicações da condução térmica. Você sabia que a condução térmica é o processo pelo qual o calor flui por meio de um material? É isso mesmo! E isso está presente em muitos equipamentos que usamos no nosso dia a dia, como a garrafa térmica e o coletor solar. Vamos entender melhor como funciona a condução térmica e como podemos utilizá-la para construir soluções tecnológicas. Para isso, vamos utilizar a metodologia Aprendizagem Entre Pares, que consiste em trabalhar em grupos para construir conhecimento de forma colaborativa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresentar o tema e explicar o que é condução térmica e quais são suas aplicações no cotidiano. Os alunos devem fazer anotações sobre o que foi apresentado.

  2. Etapa 2 - Construção do mapa conceitual

    Os alunos devem formar grupos de no máximo 4 pessoas. Cada grupo deve criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. O mapa conceitual deve ser construído em papel sulfite e deve ser claro e organizado.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentivar a participação de todos os alunos e fazer perguntas para verificar se eles entenderam o tema.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as aplicações da condução térmica no cotidiano. Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresentar exemplos práticos que ilustrem as aplicações da condução térmica, como a garrafa térmica e o coletor solar. Os alunos devem fazer anotações sobre os exemplos.

  6. Etapa 6 - Construção de soluções tecnológicas

    Os alunos devem pensar em soluções tecnológicas que utilizem a condução térmica, como um isolante térmico para casas ou um sistema de refrigeração para alimentos. Cada grupo deve apresentar sua solução para a turma.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Fazer um resumo da aula e tirar dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana.
  • Explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.).
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir soluções tecnológicas a partir do conhecimento adquirido sobre condução térmica.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos em grupo.
  • Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa do aluno na construção do mapa conceitual e na discussão em grupo.
  • Clareza e organização do mapa conceitual.
  • Capacidade de argumentação dos alunos na apresentação das soluções tecnológicas.
  • Participação e colaboração do aluno em grupo.
  • Anotações e registros dos alunos durante a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos em grupo.
  • Fazer perguntas para verificar se os alunos entenderam o tema.
  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar as aplicações da condução térmica.
  • Fazer um resumo da aula e tirar dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da construção do mapa conceitual e da discussão em grupo.
  • Contribuir para a apresentação das soluções tecnológicas.
  • Fazer anotações e registros durante a aula.
  • Participar e colaborar em grupo.
  • Fazer perguntas para tirar dúvidas e entender melhor o tema.