Aula sobre Aplicacoes Da Conducao Termica
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Vamos aprender sobre as aplicações da condução térmica. Você sabia que a condução térmica é o processo pelo qual o calor flui por meio de um material? É isso mesmo! E isso está presente em muitos equipamentos que usamos no nosso dia a dia, como a garrafa térmica e o coletor solar. Vamos entender melhor como funciona a condução térmica e como podemos utilizá-la para construir soluções tecnológicas. Para isso, vamos utilizar a metodologia Aprendizagem Entre Pares, que consiste em trabalhar em grupos para construir conhecimento de forma colaborativa.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresentar o tema e explicar o que é condução térmica e quais são suas aplicações no cotidiano. Os alunos devem fazer anotações sobre o que foi apresentado.Etapa 2 - Construção do mapa conceitual
Os alunos devem formar grupos de no máximo 4 pessoas. Cada grupo deve criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. O mapa conceitual deve ser construído em papel sulfite e deve ser claro e organizado.Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentivar a participação de todos os alunos e fazer perguntas para verificar se eles entenderam o tema.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir em grupo sobre as aplicações da condução térmica no cotidiano. Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresentar exemplos práticos que ilustrem as aplicações da condução térmica, como a garrafa térmica e o coletor solar. Os alunos devem fazer anotações sobre os exemplos.Etapa 6 - Construção de soluções tecnológicas
Os alunos devem pensar em soluções tecnológicas que utilizem a condução térmica, como um isolante térmico para casas ou um sistema de refrigeração para alimentos. Cada grupo deve apresentar sua solução para a turma.Etapa 7 - Encerramento
Fazer um resumo da aula e tirar dúvidas dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana.
- Explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.).
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir soluções tecnológicas a partir do conhecimento adquirido sobre condução térmica.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos em grupo.
- Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa do aluno na construção do mapa conceitual e na discussão em grupo.
- Clareza e organização do mapa conceitual.
- Capacidade de argumentação dos alunos na apresentação das soluções tecnológicas.
- Participação e colaboração do aluno em grupo.
- Anotações e registros dos alunos durante a aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos em grupo.
- Fazer perguntas para verificar se os alunos entenderam o tema.
- Apresentar exemplos práticos para ilustrar as aplicações da condução térmica.
- Fazer um resumo da aula e tirar dúvidas dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da construção do mapa conceitual e da discussão em grupo.
- Contribuir para a apresentação das soluções tecnológicas.
- Fazer anotações e registros durante a aula.
- Participar e colaborar em grupo.
- Fazer perguntas para tirar dúvidas e entender melhor o tema.