Aula sobre Aplicacoes Da Conducao Termica

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Os alunos irão aprender sobre aplicações da condução térmica. Eles irão entender como o calor é transferido por meio de materiais condutores e isolantes, e como isso é utilizado em equipamentos como garrafas térmicas e coletores solares. Para isso, os alunos irão trabalhar em grupos para criar um diário de bordo, que irá conter informações sobre o problema, geração de alternativas e solução para diferentes situações. Essa metodologia ativa, chamada de Cultura Maker, irá permitir que os estudantes aprendam de forma mais prática e colaborativa.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Introduzir o tema com uma atividade lúdica, como um jogo de palavras-cruzadas ou um quiz. O objetivo é despertar a curiosidade dos alunos e revisar conceitos prévios sobre condução térmica.

  2. Etapa 2 - Explicação teórica

    Explicar os conceitos básicos de condução térmica, utilizando exemplos práticos como uma panela quente e uma garrafa térmica. Os alunos também irão aprender sobre os diferentes materiais condutores e isolantes.

  3. Etapa 3 - Criação do diário de bordo

    Os alunos irão trabalhar em grupos de 3 a 4 pessoas para criar um diário de bordo sobre aplicações da condução térmica. Eles irão escolher um problema, gerar alternativas e soluções utilizando os conceitos aprendidos na aula.

  4. Etapa 4 - Prototipagem

    Cada grupo irá escolher uma das soluções criadas e irá construir um protótipo utilizando materiais simples como papelão, isopor e papel alumínio. O objetivo é que os alunos entendam na prática como os materiais condutores e isolantes funcionam.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo e protótipo para a turma. Incentivar a participação de todos e estimular perguntas e discussões sobre os projetos.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduzir uma reflexão, questionando os alunos sobre o que aprenderam, o que foi mais difícil e o que poderia ser melhorado. O objetivo é que os estudantes reflitam sobre o processo de aprendizagem e a metodologia utilizada.

  7. Etapa 7 - Atividade complementar

    Os alunos irão escrever um texto de 1 página sobre as aplicações da condução térmica na vida cotidiana e como o conhecimento adquirido na aula pode ser útil para construir soluções tecnológicas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais na vida cotidiana.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo por meio da metodologia ativa Cultura Maker.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em construir soluções tecnológicas a partir do conhecimento adquirido.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do diário de bordo e construção do protótipo.
  • Qualidade da apresentação do diário de bordo e do protótipo.
  • Capacidade de justificar a escolha dos materiais condutores e isolantes utilizados no protótipo.
  • Coerência e clareza na escrita do texto de casa.

Ações do professor

  • Incentivar a participação de todos os alunos na aula.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os grupos.
  • Fazer perguntas abertas para estimular a reflexão dos alunos.
  • Oferecer feedback construtivo sobre o trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do diário de bordo e construção do protótipo.
  • Colaborar com os colegas de grupo e respeitar as opiniões de todos.
  • Fazer perguntas e participar das discussões em sala de aula.
  • Escrever um texto de casa claro e coerente sobre as aplicações da condução térmica na vida cotidiana.