Aula sobre Aplicacoes Da Conducao Termica
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Os alunos irão aprender sobre aplicações da condução térmica. Eles irão entender como o calor é transferido por meio de materiais condutores e isolantes, e como isso é utilizado em equipamentos como garrafas térmicas e coletores solares. Para isso, os alunos irão trabalhar em grupos para criar um diário de bordo, que irá conter informações sobre o problema, geração de alternativas e solução para diferentes situações. Essa metodologia ativa, chamada de Cultura Maker, irá permitir que os estudantes aprendam de forma mais prática e colaborativa.
Etapa 1 - Aquecimento
Introduzir o tema com uma atividade lúdica, como um jogo de palavras-cruzadas ou um quiz. O objetivo é despertar a curiosidade dos alunos e revisar conceitos prévios sobre condução térmica.Etapa 2 - Explicação teórica
Explicar os conceitos básicos de condução térmica, utilizando exemplos práticos como uma panela quente e uma garrafa térmica. Os alunos também irão aprender sobre os diferentes materiais condutores e isolantes.Etapa 3 - Criação do diário de bordo
Os alunos irão trabalhar em grupos de 3 a 4 pessoas para criar um diário de bordo sobre aplicações da condução térmica. Eles irão escolher um problema, gerar alternativas e soluções utilizando os conceitos aprendidos na aula.Etapa 4 - Prototipagem
Cada grupo irá escolher uma das soluções criadas e irá construir um protótipo utilizando materiais simples como papelão, isopor e papel alumínio. O objetivo é que os alunos entendam na prática como os materiais condutores e isolantes funcionam.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo e protótipo para a turma. Incentivar a participação de todos e estimular perguntas e discussões sobre os projetos.Etapa 6 - Reflexão
Conduzir uma reflexão, questionando os alunos sobre o que aprenderam, o que foi mais difícil e o que poderia ser melhorado. O objetivo é que os estudantes reflitam sobre o processo de aprendizagem e a metodologia utilizada.Etapa 7 - Atividade complementar
Os alunos irão escrever um texto de 1 página sobre as aplicações da condução térmica na vida cotidiana e como o conhecimento adquirido na aula pode ser útil para construir soluções tecnológicas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais na vida cotidiana.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo por meio da metodologia ativa Cultura Maker.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em construir soluções tecnológicas a partir do conhecimento adquirido.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do diário de bordo e construção do protótipo.
- Qualidade da apresentação do diário de bordo e do protótipo.
- Capacidade de justificar a escolha dos materiais condutores e isolantes utilizados no protótipo.
- Coerência e clareza na escrita do texto de casa.
Ações do professor
- Incentivar a participação de todos os alunos na aula.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os grupos.
- Fazer perguntas abertas para estimular a reflexão dos alunos.
- Oferecer feedback construtivo sobre o trabalho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do diário de bordo e construção do protótipo.
- Colaborar com os colegas de grupo e respeitar as opiniões de todos.
- Fazer perguntas e participar das discussões em sala de aula.
- Escrever um texto de casa claro e coerente sobre as aplicações da condução térmica na vida cotidiana.