Aula sobre Aplicacoes Da Conducao Termica

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta proposta, vamos aprender sobre as aplicações da condução térmica, o qual é a transferência de calor que ocorre por meio do contato direto entre dois corpos. Vamos entender como essa transferência de calor pode ser utilizada em nosso cotidiano, como na construção de equipamentos como garrafas térmicas e painéis solares. Vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido, onde os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado, desenvolvendo um template de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Iniciar a aula apresentando o conceito de condução térmica e sua aplicação no cotidiano. Os alunos serão convidados a compartilhar exemplos de situações em que a condução térmica está presente.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre a condução térmica e suas aplicações. Eles deverão utilizar fontes confiáveis, como livros didáticos e sites especializados. Cada grupo deverá criar um resumo da pesquisa e compartilhar com a turma.

  3. Etapa 3 - Criação do template

    Cada grupo deverá criar um template de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out. Orientar os alunos na criação do template, que deverá conter informações sobre o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Aplicação do template

    Os alunos deverão utilizar o template de registro de aprendizagem para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão registrar suas descobertas e dúvidas no campo de Check-in, e no campo de Check-out deverão apresentar o que aprenderam e responder às dúvidas registradas anteriormente.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar suas descobertas para a turma, utilizando o template de registro de aprendizagem como suporte. O professor irá mediar a apresentação e estimular a participação dos alunos na discussão.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conduzir uma reflexão sobre o que foi aprendido e como o conhecimento adquirido pode ser aplicado no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos de utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos em relação ao tema.
  • Promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e na criação do template de registro de aprendizagem.
  • Qualidade das descobertas registradas no campo de Check-in.
  • Qualidade das respostas e apresentações registradas no campo de Check-out.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em sala de aula.
  • Reflexão dos alunos sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de condução térmica e suas aplicações.
  • Orientar os alunos na pesquisa e criação do template de registro de aprendizagem.
  • Mediar a apresentação dos grupos e estimular a discussão em sala de aula.
  • Conduzir a reflexão sobre o que foi aprendido na aula.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos em relação ao tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a condução térmica e suas aplicações.
  • Criar um template de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out.
  • Utilizar o template de registro de aprendizagem para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Participar ativamente da discussão em sala de aula.
  • Refletir sobre o que foi aprendido na aula.