Aula sobre Aplicacoes Da Conducao Termica

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A condução térmica é um fenômeno presente em diversos objetos do nosso cotidiano, como panelas, garrafas térmicas, canecas e até mesmo nas paredes de nossas casas. É importante que os estudantes compreendam como funciona a condução térmica e as diferentes formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais na vida cotidiana. Nessa atividade, será aplicada a metodologia ativa de Estudo de Caso, na qual os estudantes irão pesquisar sobre o tema e desenvolver soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresentar o tema e explicar o que é a condução térmica. Em seguida, mostrar exemplos práticos de materiais condutores e isolantes, explicando suas diferenças e aplicações.

  2. Etapa 2 - Separação dos grupos e escolha do tema

    Os estudantes serão divididos em grupos e cada grupo escolherá um tema relacionado à condução térmica para desenvolver a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Os grupos irão definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado à condução térmica.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos irão realizar pesquisas em livros, internet e entrevistas com pessoas reais para coletar informações sobre o problema escolhido.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Cada grupo irá analisar os dados coletados e identificar o que causa o problema, se é possível evitar e como.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e identificar semelhanças e diferenças.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Os grupos irão criar soluções para o problema identificado e elaborar um infográfico para disseminar a informação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais na vida cotidiana.
  • Explorar a metodologia ativa de Estudo de Caso para incentivar a pesquisa e a criatividade dos estudantes.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e comunicação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos estudantes em todas as etapas da aula.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Criatividade e efetividade das soluções apresentadas pelos grupos.
  • Clareza e objetividade do infográfico produzido pelos grupos.
  • Habilidade dos estudantes em utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais na vida cotidiana.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o que é a condução térmica.
  • Dividir os estudantes em grupos e orientá-los na escolha do tema.
  • Acompanhar e orientar os grupos em todas as etapas da aula.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos estudantes.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os grupos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas em livros, internet e entrevistas com pessoas reais.
  • Identificar um problema relacionado à condução térmica.
  • Analisar os dados coletados e identificar o que causa o problema, se é possível evitar e como.
  • Comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais.
  • Criar soluções para o problema identificado e elaborar um infográfico para disseminar a informação.