Aula sobre Aplicacoes Da Conducao Termica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, vamos trabalhar sobre as aplicações da condução térmica, um tema presente em nosso cotidiano. Por exemplo, a utilização de certos materiais em revestimentos de paredes e telhados para manter a temperatura interna de uma casa mais agradável, as garrafas térmicas que mantêm a temperatura da bebida, os coletes térmicos utilizados em atividades esportivas, entre outros.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema explicando o que é a condução térmica e como acontece.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Serão apresentados casos cotidianos, um a um, onde a condução térmica pode ou não ser aplicada, sem revelar a resposta. Os grupos opositor e defensor darão seus veredictos separadamente à banca julgadora, que então revelará as inconsistências para que eles argumentem.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a revelação, os grupos defensor e opositor devem discutir entre si, buscando argumentos para sustentar suas posições. A banca julgadora deve observar e a observadora anotar os pontos relevantes apresentados pelos grupos.

  5. Etapa 5 - Debate

    O debate será realizado com a participação dos grupos defensor e opositor, com a banca julgadora mediando e avaliando as argumentações.

  6. Etapa 6 - Decisão

    Banca julgadora delibera sobre quem argumentou melhor em cada situação e se a condução térmica é aplicável ou não em sua visão.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma reflexão final, buscando consolidar o aprendizado dos alunos e incentivando a busca por novas informações sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Reconhecer a aplicabilidade das formas de propagação de calor
  • Explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) a partir do conhecimento sobre condução térmica.
  • Construir soluções tecnológicas a partir do conhecimento sobre condução térmica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Coerência e clareza das argumentações.
  • Capacidade de relacionar o tema com o cotidiano dos alunos.
  • Reflexão final sobre o aprendizado adquirido.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Mediar as discussões entre os grupos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Conduzir a reflexão final sobre o aprendizado adquirido.
  • Fornecer feedbacks sobre a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o tema.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Apresentar argumentos claros e coerentes.
  • Escutar com atenção as argumentações dos outros grupos.
  • Refletir sobre o aprendizado adquirido ao final da aula.