Aula sobre Aplicacoes Da Conducao Termica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as aplicações da condução térmica. Eles irão entender como o calor se propaga e como isso é importante em situações do dia a dia, como na escolha de materiais condutores ou isolantes para manter a temperatura de alimentos ou bebidas. Além disso, irão aprender sobre o funcionamento de alguns equipamentos, como a garrafa térmica e o coletor solar. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão acesso ao conteúdo teórico antes da aula e irão criar um mapa conceitual para aprofundar o tema.

  1. Etapa 1 - Pré-aula (atividade individual)

    Disponibilize um material de apoio para que os alunos possam se preparar para a aula. Pode ser um vídeo explicativo ou um texto sobre a condução térmica e suas aplicações. Oriente os alunos a fazerem anotações e registrarem dúvidas para serem discutidas em sala de aula.

    Uma ave chocando ovos é um bom exemplo de vídeo, juntamente a uma pergunta em relação ao como e porque ocorre essa transferência de calor.


  2. Etapa 2 - Discussão em grupo (atividade em grupo)

    Na aula, o professor deve dividir a turma em grupos e orientá-los a discutir o conteúdo que foi apresentado na pré-aula.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual (atividade em grupo)

    Os grupos devem criar um mapa conceitual sobre as aplicações da condução térmica. Cada grupo deve escolher uma ideia central e desenvolver 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Oriente os alunos na criação do mapa conceitual e tirar dúvidas que surgirem.

    Exemplos: materiais condutores, materiais isolantes, contato físico e condução, aplicações cotidianas, aplicações industriais, aplicações antigas da condução térmica, etc.


  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais (atividade em grupo)

    Cada grupo deve apresentar o seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação dos alunos e estimular a discussão sobre as ideias apresentadas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos (atividade em grupo)

    Apresente exemplos práticos sobre as aplicações da condução térmica, como o funcionamento de uma garrafa térmica ou de um coletor solar.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo (atividade em grupo)

    Os grupos devem discutir sobre os exemplos práticos apresentados, identificando as relações com o mapa conceitual criado anteriormente. Oriente a discussão e tirar dúvidas que surgirem.

  7. Etapa 7 - Reflexão individual (atividade individual)

    Cada aluno deve refletir sobre o que aprendeu na aula e resumir em uma frase num pedaço de papel. Estimule a reflexão e incentive os alunos a fazerem perguntas e tirarem dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais na vida cotidiana.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Fomentar a cooperação e a colaboração entre os alunos durante a discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos nas atividades em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em aplicar o conhecimento adquirido na resolução de problemas práticos.

Ações do professor

  • Disponibilizar material de apoio para a pré-aula.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar o conteúdo.
  • Tirar dúvidas e orientar a reflexão dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Criar um mapa conceitual completo e bem estruturado.
  • Refletir sobre o que foi aprendido na aula e registrar em um caderno ou folha de papel.