Aula sobre Aposto

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O aposto é um termo que se liga a um substantivo ou pronome, explicando-o, identificando-o ou resumindo-o. Ele pode ser encontrado em diversos textos, como jornalísticos, literários e acadêmicos. Na vida cotidiana, o uso do aposto é comum em identificar pessoas ou objetos, como “Carlos, o professor de Matemática” ou “O Brasil, país da diversidade”. Nesta aula, utilizaremos a metodologia Rotação por estações para desenvolver a habilidade dos alunos em identificar o aposto em textos. Serão criadas três estações diferentes para os alunos poderem trabalhar de forma mais dinâmica e participativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o tema e explique o que é o aposto, dando exemplos práticos e didáticos. Em seguida, os alunos serão organizados em grupos de três e receberão um texto para análise.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Identificação de apostos em textos

    Nesta estação, os alunos receberão um texto com apostos e deverão identificá-los, destacando-os com uma caneta marca-texto. Circule entre os grupos para tirar dúvidas e auxilie os alunos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Criação de apostos

    Nesta estação, os alunos receberão um conjunto de substantivos e deverão criar apostos para cada um deles. Estimule a criatividade e a originalidade dos alunos, orientando-os quando necessário.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Produção de texto com apostos

    Nesta estação, os alunos deverão produzir um texto com pelo menos três apostos. Eles poderão escolher o tema e o gênero textual. Auxilie na organização do texto e na correção gramatical.

  5. Etapa 5 - Socialização dos textos

    Cada grupo irá apresentar o texto produzido na estação 3 para os demais grupos. Incentive a troca de opiniões e a discussão sobre os apostos utilizados.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese sobre o que foi aprendido na aula e como o uso do aposto pode enriquecer a linguagem escrita.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar o aposto em textos.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação de apostos.
  • Incentivar a produção textual com o uso do aposto.
  • Promover a participação ativa dos alunos na aprendizagem.
  • Utilizar a metodologia Rotação por estações para dinamizar a aula e estimular a interação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos apostos em textos.
  • Criatividade e originalidade na criação de apostos.
  • Coerência e coesão na produção textual com o uso do aposto.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Correção gramatical na produção textual.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o que é o aposto.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação de apostos.
  • Orientar os alunos na produção textual com o uso do aposto.
  • Circular entre os grupos para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.
  • Estimular a troca de opiniões e a discussão sobre os apostos utilizados.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente os apostos em textos.
  • Criar apostos de forma criativa e original.
  • Produzir texto com o uso do aposto.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Apresentar o texto produzido para os demais grupos.