Aula sobre Aposto

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O aposto é um recurso muito utilizado na língua portuguesa para explicar ou dar mais informações sobre um substantivo, ou pronome. Ele pode ser encontrado em diversas situações, como em textos jornalísticos, literários e acadêmicos. Nesta aula, aprenderemos a identificar e utilizar corretamente o aposto em textos, além de criar um mapa conceitual para fixar o conteúdo.

  1. Etapa 1 - Sala de aula invertida

    Antes da aula, envie aos alunos um material de estudo sobre o aposto, contendo exemplos e explicações sobre o tema. Os alunos deverão ler e assistir aos vídeos e/ou áudios e estar preparados para a próxima etapa.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Em sala de aula, os alunos deverão discutir em grupo o que aprenderam no material enviado pelo professor. Auxilie na discussão e esclareça dúvidas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada aluno deverá criar um mapa conceitual sobre o aposto, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Uso do aposto

    Apresente aos alunos exemplos práticos de como o aposto é utilizado em textos.

  5. Etapa 5 - Aplicação em textos

    Os alunos deverão aplicar o conhecimento adquirido em textos, identificando o uso correto do aposto.

  6. Etapa 6 - Revisão

    Revise os mapas conceituais e os textos produzidos pelos alunos, corrigindo possíveis erros e auxiliando na fixação do conteúdo.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos serão avaliados pela criação do mapa conceitual e pela aplicação correta do aposto em textos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar o uso correto do aposto em textos.
  • Estimular a criação de mapas conceituais para fixação do conteúdo.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Criação do mapa conceitual com ideia central e 8 sub-ideias.
  • Aplicação correta do aposto em textos.
  • Participação e engajamento nas atividades em sala de aula.

Ações do professor

  • Enviar material de estudo antes da aula.
  • Auxiliar na discussão e esclarecer dúvidas.
  • Apresentar exemplos práticos de como o aposto é utilizado em textos.
  • Revisar os mapas conceituais e textos produzidos pelos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Ler e assistir ao material de estudo antes da aula.
  • Participar ativamente da discussão em grupo em sala de aula.
  • Criar um mapa conceitual sobre o aposto.
  • Aplicar corretamente o aposto em textos.
  • Participar das atividades propostas pelo professor.