Aula sobre Aprendendo A Jogar Amarelinha
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A amarelinha é um jogo popular em muitos países, além de ser uma atividade divertida e fácil de jogar. Com ela, os alunos poderão aprender novas palavras e expressões em Inglês.
A metodologia Ensino Híbrido será utilizada nessa atividade.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Comece a aula apresentando a importância da diversão e da recreação e introduzindo a amarelinha como um exemplo de jogo popular em muitos países.Incentive os alunos a compartilharem suas experiências com jogos e com a amarelinha.
Em seguida, apresente e/ou reforce as regras básicas da amarelinha e de suas variações.
Etapa 2 - Criação do modelo
Cada aluno irá criar seu próprio modelo de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out para colocarem suas expectativas sobre o que vão aprender, avaliar o que aprenderam e entregar no final da atividade para o professor.Etapa 3 - Leitura e compreensão
Distribua uma folha com um pequeno texto sobre a história da amarelinha, em Inglês.Sugestão de texto: <[https://www.hopscotch.in/blog/hopscotch-game-everything-you-would-want-to-know/](https://www.google.com/url?q=https://www.hopscotch.in/blog/hopscotch-game-everything-you-would-want-to-know/&sa=D&source=editors&ust=1688495467982690&usg=AOvVaw3iwkBM_lwzVNd4ssZpGTF-)\>
Os alunos lerão a história e tentarão encontrar palavras relacionadas ao jogo.
Professor, oriente os estudantes a identificarem palavras cognatas e outros vocábulos conhecidos. Incentive também os alunos a discutirem juntos o significado das palavras.
Etapa 4 - Escrita
Em grupos, os alunos criarão uma história em inglês sobre um personagem que está jogando amarelinha. Cada grupo deve caracterizar um personagem e escrever um pequeno texto (pelo menos 10 linhas) sobre ele, utilizando as palavras aprendidas na etapa anterior.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo compartilhará sua história com os colegas e o professor, utilizando o modelo de registro de aprendizagem para a autoavaliação. Professor, ofereça um feedback sobre o trabalho apresentado.Etapa 6 - Check-out
Os alunos farão suas reflexões sobre o que aprenderam sobre o tema da atividade em seus modelos de registro. Em seguida, com o instrumento preenchido, eles compartilharão suas reflexões com a classe.Etapa 7 - Revisão e avaliação final
Faça uma avaliação final sobre a participação dos alunos nessa atividade, contextualizando o que foi aprendido e o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e comunicação oral em Inglês.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de leitura e de escrita em Inglês.
- Conhecimento de novas palavras e expressões em Inglês.
- Prática de habilidades de comunicação oral em Inglês.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos durante a atividade.
- Qualidade da história escrita pelos alunos.
- Habilidade dos alunos em encontrar e entender novas palavras em Inglês.
- Habilidade dos alunos em se comunicar oralmente em Inglês.
- Qualidade do modelo de registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentá-lo para os alunos.
- Apoio na criação do modelo de registro de aprendizagem.
- Orientar os alunos durante a leitura e escrita em Inglês.
- Dar feedback aos alunos durante a apresentação de suas histórias.
- Avaliar a aprendizagem dos alunos e a qualidade de seu modelo de registro de aprendizagem.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as atividades.
- Criar seu próprio modelo de registro de aprendizagem.
- Ler a história em Inglês e identificar palavras conhecidas.
- Escrever uma história em Inglês sobre um personagem que está jogando amarelinha.
- Apresentar sua história para a aula e registrar o que aprendeu em seu modelo de registro de aprendizagem.