Aula sobre Aprendendo A Jogar Amarelinha

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


"Aprendendo a jogar amarelinha" é uma aula que vai permitir aos estudantes pensar em atividades recreativas para desenvolver suas habilidades de leitura e escrita em Inglês.

A amarelinha é um jogo popular em muitos países, além de ser uma atividade divertida e fácil de jogar. Com ela, os alunos poderão aprender novas palavras e expressões em Inglês.

A metodologia Ensino Híbrido será utilizada nessa atividade.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Comece a aula apresentando a importância da diversão e da recreação e introduzindo a amarelinha como um exemplo de jogo popular em muitos países.

    Incentive os alunos a compartilharem suas experiências com jogos e com a amarelinha.

    Em seguida, apresente e/ou reforce as regras básicas da amarelinha e de suas variações.


  2. Etapa 2 - Criação do modelo

    Cada aluno irá criar seu próprio modelo de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out para colocarem suas expectativas sobre o que vão aprender, avaliar o que aprenderam e entregar no final da atividade para o professor.

  3. Etapa 3 - Leitura e compreensão

    Distribua uma folha com um pequeno texto sobre a história da amarelinha, em Inglês.

    Sugestão de texto: <[https://www.hopscotch.in/blog/hopscotch-game-everything-you-would-want-to-know/](https://www.google.com/url?q=https://www.hopscotch.in/blog/hopscotch-game-everything-you-would-want-to-know/&sa=D&source=editors&ust=1688495467982690&usg=AOvVaw3iwkBM_lwzVNd4ssZpGTF-)\>

    Os alunos lerão a história e tentarão encontrar palavras relacionadas ao jogo.

    Professor, oriente os estudantes a identificarem palavras cognatas e outros vocábulos conhecidos. Incentive também os alunos a discutirem juntos o significado das palavras.


  4. Etapa 4 - Escrita

    Em grupos, os alunos criarão uma história em inglês sobre um personagem que está jogando amarelinha. Cada grupo deve caracterizar um personagem e escrever um pequeno texto (pelo menos 10 linhas) sobre ele, utilizando as palavras aprendidas na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo compartilhará sua história com os colegas e o professor, utilizando o modelo de registro de aprendizagem para a autoavaliação. Professor, ofereça um feedback sobre o trabalho apresentado.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos farão suas reflexões sobre o que aprenderam sobre o tema da atividade em seus modelos de registro. Em seguida, com o instrumento preenchido, eles compartilharão suas reflexões com a classe.

  7. Etapa 7 - Revisão e avaliação final

    Faça uma avaliação final sobre a participação dos alunos nessa atividade, contextualizando o que foi aprendido e o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e comunicação oral em Inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de leitura e de escrita em Inglês.
  • Conhecimento de novas palavras e expressões em Inglês.
  • Prática de habilidades de comunicação oral em Inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos durante a atividade.
  • Qualidade da história escrita pelos alunos.
  • Habilidade dos alunos em encontrar e entender novas palavras em Inglês.
  • Habilidade dos alunos em se comunicar oralmente em Inglês.
  • Qualidade do modelo de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentá-lo para os alunos.
  • Apoio na criação do modelo de registro de aprendizagem.
  • Orientar os alunos durante a leitura e escrita em Inglês.
  • Dar feedback aos alunos durante a apresentação de suas histórias.
  • Avaliar a aprendizagem dos alunos e a qualidade de seu modelo de registro de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as atividades.
  • Criar seu próprio modelo de registro de aprendizagem.
  • Ler a história em Inglês e identificar palavras conhecidas.
  • Escrever uma história em Inglês sobre um personagem que está jogando amarelinha.
  • Apresentar sua história para a aula e registrar o que aprendeu em seu modelo de registro de aprendizagem.