Aula sobre Aprendendo A Jogar Amarelinha
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Através desta atividade, os estudantes aprenderão sobre as regras e a história do jogo utilizando vocabulário em Inglês, além de suas variações em diferentes países e culturas. Eles também participarão de atividades em grupo que ajudarão a desenvolver suas habilidades de leitura e localização de informações específicas em texto.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Apresente o tema aos alunos e explique as regras básicas do jogo. Para envolver os alunos, você pode realizar uma breve demonstração do jogo.Etapa 2 - Rotação por estações
Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Estação 1: Variações do jogo
Nesta estação, os alunos lerão um texto sobre as variações do jogo de amarelinha em diferentes países. Em seguida, eles irão trabalhar em grupo para criar uma lista das diferenças e semelhanças entre as variações. Professor, oriente os estudantes a identificarem palavras cognatas e outros termos conhecidos no texto.
Estação 2: Desenho de uma amarelinha
Nesta estação, os alunos aprenderão a desenhar um infográfico sobre o jogo da amarelinha. Eles serão orientados a criar um modelo e descrever as regras e as etapas de forma visualmente atrativa. Incentive-os a decorar suas amarelinhas com cores e desenhos.
Estação 3: História do jogo
Nesta estação, os alunos lerão um texto sobre a história do jogo de amarelinha e sua origem. Eles irão responder perguntas com base no texto para desenvolver a habilidade de localização de informações específicas em texto em Inglês.
Etapa 3 - Conclusão
Reúna a turma para compartilharem o que aprenderam nas estações. Eles também terão a oportunidade de exercitar as regras estudadas jogando amarelinha com toda a turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de leitura e localização de informações em Inglês.
- Desenvolver habilidades de cooperação e trabalho em grupo.
- Entender a estrutura e vocabulário em inglês relativas às regras do jogo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades de grupo.
- Localização correta de informações no texto em Inglês.
- Habilidade para jogar amarelinha segundo as regras fornecidas em Inglês.
Ações do professor
- Orientar os alunos na leitura e localização de informações específicas em texto em Inglês.
- Incentivar a participação ativa e a cooperação entre os alunos.
- Demonstrar as regras básicas do jogo de amarelinha.
- Estimular a reflexão sobre a história e as variações do jogo em diferentes países.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Ler e localizar informações específicas em texto.
- Desenhar e decorar uma amarelinha.
- Jogar amarelinha segundo as regras fornecidas em Inglês.
- Compartilhar o que aprenderam nas atividades de grupo.