Aula sobre Aprendendo A Jogar Amarelinha

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A amarelinha é um esporte tradicional e muito popular entre as crianças brasileiras.

O jogo, além de divertido, pode ser utilizado como uma ferramenta pedagógica para auxiliar no desenvolvimento de habilidades motoras, de atenção e concentração, além de servir como referência para a ampliação do vocabulário em Inglês.

Nesta atividade, utilizaremos a metodologia da Sala de Aula Invertida para que os alunos possam criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, composto por três campos: “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”, para avaliar a interpretação das regras do jogo em Inglês e o desenvolvimento do tema e de seus subtópicos.


  1. Etapa 1 - Pesquisa sobre a história da amarelinha (antes do dia da atividade).

    Os alunos deverão pesquisar sobre a origem do jogo de amarelinha e trazer seu registro escrito para a sala de aula.

  2. Etapa 2 - Apresentação da proposta e explicação das regras do jogo (no dia da atividade).

    O professor deve garantir que todos tenham conhecimento sobre o jogo da amarelinha, a partir do compartilhamento do produto das pesquisas. Comente também qual é a proposta da atividade do dia.

  3. Etapa 3 - Sala de aula invertida.

    Nesta etapa, os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs sobre o jogo de amarelinha.

  4. Etapa 4 - Prática do jogo.

    Agora, os alunos deverão praticar o jogo de amarelinha. Em seguida, devem avaliar a atividade usando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs que criaram. Professor, incentive que essa avaliação seja feita utilizando vocabulário em Inglês.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo.

    Após a prática do jogo, a turma deverá discutir sobre os resultados e as impressões que tiveram com a atividade. Professor, aproveite para reforçar vocabulário-chave em Inglês utilizado durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Registro individual.

    Incentive os alunos a registrar individualmente no caderno as informações mais relevantes que aprenderam sobre o tema durante a atividade. Professor, solicite que alguns alunos compartilhem com os colegas as informações registradas em suas anotações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades motoras e de coordenação motora fina.
  • Desenvolver o raciocínio espacial e a concentração.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de localizar informações e de interpretar um texto em Inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Avaliação da atividade utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Registro individual com vocabulário-chave em Inglês presente na atividade.

Ações do professor

  • Apresentar a proposta de atividade.
  • Explicar as regras do jogo de amarelinha.
  • Acompanhar e orientar a criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs pelos alunos.
  • Estimular a discussão em Inglês e a reflexão sobre a atividade realizada.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a história da amarelinha.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs sobre o jogo de amarelinha.
  • Praticar o jogo de amarelinha e avaliar a atividade utilizando o modelo criado e vocabulário-chave em Inglês.
  • Participar da discussão em grupo sobre a atividade realizada.
  • Registrar individualmente o vocabulário-chave utilizado na atividade.