Aula sobre Apropriacao Cultural

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A aula sobre apropriação cultural é importante para que os alunos possam entender como a cultura de um povo pode ser utilizada de forma inadequada por outro grupo, gerando desrespeito e preconceito. É importante que os alunos entendam que a cultura é um patrimônio de um povo e deve ser respeitada. Para isso, é necessário que os alunos compreendam como a apropriação cultural acontece e quais são as suas consequências. Durante a aula, serão apresentados exemplos de apropriação cultural, como o uso de elementos da cultura africana na moda, sem respeitar a sua origem e significado. A metodologia utilizada será a Design Sprint, que é uma metodologia ativa que permite aos alunos desenvolverem soluções criativas para problemas complexos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente e explique o que é apropriação cultural. Em seguida, os alunos irão discutir em grupos sobre o que eles entendem por apropriação cultural e quais são as suas consequências.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental sobre a apropriação cultural, destacando os principais elementos que caracterizam esse fenômeno.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão escolher um exemplo de apropriação cultural para analisar em grupo. Eles deverão pesquisar sobre a origem desse elemento cultural e como ele foi apropriado por outro grupo.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um infográfico sobre o exemplo de apropriação cultural escolhido. Eles deverão apresentar a origem desse elemento cultural, como ele foi apropriado e quais são as suas consequências.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar os seus infográficos para a turma e discutir sobre os exemplos de apropriação cultural apresentados. Eles deverão refletir sobre como a apropriação cultural pode gerar desrespeito e preconceito.

Intencionalidades pedagógicas

  • Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas complexos dos alunos.
  • Trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do infográfico produzido pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em analisar e refletir sobre os exemplos de apropriação cultural apresentados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o que é apropriação cultural.
  • Orientar os alunos durante as atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e discutir ideias.
  • Produzir um infográfico de qualidade sobre o exemplo de apropriação cultural escolhido.