Aula sobre Apropriacao Cultural
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A discussão sobre apropriação cultural é importante para que os alunos possam entender como a cultura de um povo pode ser utilizada de forma inadequada por outro grupo, gerando desrespeito e preconceito. É importante que os alunos compreendam que a cultura é um patrimônio de um povo e deve ser respeitada. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as dores e ganhos das comunidades locais que foram impactadas pela apropriação cultural.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique o que é apropriação cultural, utilizando exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam entender melhor as dores e ganhos das comunidades locais que foram impactadas pela apropriação cultural.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia, buscando entender melhor as dores e ganhos das comunidades locais que foram impactadas pela apropriação cultural.Etapa 4 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão em grupo, compartilhando as informações coletadas no mapa de empatia.Etapa 5 - Análise dos impactos
Os alunos irão analisar os impactos da apropriação cultural sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica, utilizando exemplos práticos e didáticos.Etapa 6 - Debate em grupo
Os alunos irão debater em grupo sobre as possíveis soluções para evitar a apropriação cultural e promover o respeito à cultura de cada povo.Etapa 7 - Conclusão
Conclua reforçando a importância de respeitar a cultura de cada povo e evitando a apropriação cultural.
Intencionalidades pedagógicas
- Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo.
- Analisar os impactos da apropriação cultural sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.
- Promover o respeito à cultura de cada povo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão do tema e dos impactos da apropriação cultural.
- Capacidade de análise e reflexão sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e didática.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Analisar os impactos da apropriação cultural e debater possíveis soluções para evitar esse problema.